E a democracia venceu...


17.11.2022

A democracia brasileira triunfou e o Médio Espinhaço demonstrou e depositou nas urnas sua clara tradição Republicana. Aqui, terra dos maiores brasileiros em todos os tempos, como os democratas Juscelino Kubitschek de Oliveira e Teófilo Benedito Ottoni, ambos vítimas de atos antidemocráticos, além dos maiores juristas do país, demonstramos que temos história, cultura, tradição e convicção. Somos um povo, não um arremedo de interesses e interessados. Seguiremos em frente, de braços dados com nosso tempo, acreditando sempre no saudável convívio entre as diferenças, no respeito às instituições e, sobretudo, na defesa diária da cidadania, base do civismo de qualquer povo.

Nesta edição, trazemos boas notícias de nossa região e aproveitamos para lembrar a todos que no dia primeiro de dezembro teremos o Dia Internacional da Luta Contra a Aids. A campanha Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização internacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas pelo vírus. Embora ainda não exista cura, há tratamento. O dia 1º de dezembro marca também o combate ao preconceito, à desinformação e ao estigma que ainda perduram em torno da doença.

Para evitar a transmissão do HIV, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão. Confira: participathivosgsk.com.br.

Outra campanha importante é o Dezembro Laranja. A campanha tem como objetivo prevenir o câncer de pele, o tumor com maior incidência no Brasil.

Em um país tropical como o nosso, em que o sol e o calor predominam durante a maior parte do ano, o câncer de pele já é uma questão de saúde pública. Dezembro, o mês em que se inicia o verão, é a época do ano onde se registra um aumento no número de casos de câncer de pele, por isso a recomendação da campanha:“Se exponha, mas não se queime”. Confira: gbm.org.br.

Assim vamos nós, já vislumbrando um novo ano, quando renovaremos, daqui, todas as nossas esperanças. Bom estar de volta novamente ao século XIX. Uma boa leitura a todos!

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.