Editorial: Mais um ano se passou
20.11.2018
Daqui a pouco começarão os festejos natalinos e as confraternizações de Natal. Mais um ano se passou e outro chega, renovado em anseios, expectativas e esperança. Vale constatar que a vida continua, com sua luta diária, construída tijolo por tijolo no dia-a-dia. Prova disso é a iniciativa dos prefeitos do Vale do Jequitinhonha e Mucuri que se reuniram em mobilização para pressionar o governo do Estado a repassar os recursos financeiros devido aos municípios da região, como bem destaca a matéria nesta edição.
Do 15 de novembro, Dia da República, temos muito pouco a comemorar, pois o processo não foi de amadurecimento político e civil de uma nação, de participação popular. “Mas sim um golpe de Estado político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a Monarquia Constitucional Parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo e deportando o então chefe de Estado, imperador D. Pedro II. O movimento de 15 de novembro de 1889 não foi o primeiro a tentar instituir uma república no Brasil, embora tenha sido o único efetivamente bem-sucedido. A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano que se tornaria a Primeira República Brasileira”*.
Um século depois, foi realizada, em meio às comemorações dos cem anos da República brasileira, a primeira eleição presidencial direta em quase trinta anos. O resultado foi prorrogado para um segundo turno, quando Fernando Collor de Mello venceu Lula por uma margem pequena de votos. Já era o Brasil dividido de agora.
Assim vamos seguindo, com a Câmara de Conceição fazendo história, no caso do Projeto de Lei que regulamenta os trabalhos dos taxistas do município. E os envolvidos diretamente estão sendo ouvidos, para encontrarem um ponto comum e a nova lei beneficiar a todos.
Fiquem atentos, homens e mulheres, com as dicas de saúde desta edição, pois a prevenção é ainda o melhor remédio.
Com votos de uma boa leitura a todos.
Fonte Wikipédia