Turismo como ferramenta de desenvolvimento e conexão


Igreja Matriz de Conceição do Mato Dentro

22.07.2025

Minas Gerais ocupa lugar de destaque quando o assunto é turismo. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nosso estado teve um crescimento 100% maior que a média nacional no ano de 2024. O setor foi responsável por quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e garantiu milhares de empregos.

Além de patrimônios históricos e belezas naturais, o turismo movimenta toda uma região e envolve diversas atividades. Restaurantes, pousadas, parques, festividades, comércio e muito mais, são atrativos que encantam e atraem os turistas, geram empregos e aquecem a economia de uma região. Pensar em comunidades prósperas é ter o compromisso de investir nessa cadeia para que o desenvolvimento aconteça de forma sustentável, beneficiando pessoas e promovendo oportunidades que se perpetuem.

A Anglo American ao longo dos anos de atuação no Sistema Minas-Rio tem apoiado iniciativas para a preservação do patrimônio imaterial, como manifestações culturais, eventos, produção de filmes e documentários que trazem a história da comunidade local, investido na recuperação e restauração de importantes marcos do patrimônio histórico da região e fomentando as cadeias de valor rurais por meio da formação dos produtores locais de queijo, bem como a capacitação dos produtores locais. Por meio da parceria com a Secretaria do Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT-MG) e municípios, a empresa lançou o projeto Rota Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço, um reconhecimento ao potencial turístico do Médio Espinhaço mineiro. A rota interliga atrativos naturais, culturais, históricos e gastronômicos de onze municípios, incluindo Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Serro, Diamantina, dentre outros. 
A vocação turística da região é inegável e por meio de iniciativas consistentes e alinhadas ao contexto dos municípios, a Anglo American investe no talento e reforça toda uma cadeia de impacto positivo. Beth Viana, como prefere ser chamada Elizabeth Matilde Diana Goes, é professora artesã e pousadeira, e compartilha “a Anglo American tem desempenhado um papel estratégico e transformador na valorização do turismo regional, com destaque para sua atuação na promoção do turismo de base comunitária e na preservação da cultura local”. 

Reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas é o propósito da Anglo American e isso se traduz em propiciar que a cultura também seja acessível por meio da arte, investindo em produções que ajudam a eternizar e divulgar a riqueza do território. Otávio di Toledo, apresentador de televisão, historiador e documentarista, divide que, por meio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, a Anglo American patrocinou o documentário que consegue trazer um olhar de profundidade para o território “valorizando sus histórias, saberes e tradições que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia (...).  Esse tipo de investimento contribui para o fortalecimento de uma identidade regional, para o resgate da memória coletiva e para o desenvolvimento sustentável do turismo.” 

A Anglo American deixa o convite para você conhecer e viver o turismo na região neste período de férias. Para conhecer mais sobre as iniciativas e investimentos no Patrimônio Histórico, acesse: https://brasil.angloamerican.com/pt-pt/sustentabilidade/patrimonio-cultural

Cachoeiras de água cristalina atraem turistas para a região

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.