NOTÍCIAS > Gente
NOTÍCIAS > CIDADES > Alvorada de Minas
Quilombo de Jaguara e identidade quilombola em Alvorada de Minas e região

Texto e fotos: Frederico Augusto Alves Gonçalves, Coordenador executivo do Projeto Quilombo Vivo – Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva. Belo Horizonte, 04 de agosto de 2025
19.08.2025
A região dos municípios de Alvorada de Minas, Serro, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim é reconhecida por suas belezas naturais e por seu rico patrimônio cultural. Essas riquezas, assim como a força de sua cultura, vêm sendo preservadas pelo povo que habita as comunidades rurais há centenas de anos.
Luta e resistência são palavras que caracterizam a trajetória das populações dessas comunidades. Essas marcas tornam-se ainda mais evidentes quando se rememora o período da escravidão. Naquela época, a maior parte da população regional era composta por pessoas escravizadas e indígenas. Esses homens e mulheres são as tataravós, bisavós e avós da maioria das pessoas que ainda hoje vivem e resistem nas comunidades rurais de Alvorada de Minas, Serro, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim.
No dia 28 de junho de 2025, a comunidade quilombola de Jaguara, localizada no município de Alvorada de Minas, deu um importante passo no fortalecimento de sua identidade e de suas lutas históricas. Com o apoio do Projeto Quilombo Vivo II, executado pelo Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES), o Quilombo de Jaguara realizou uma assembleia em que a comunidade se autodefiniu como remanescente de quilombo.
Durante a assembleia, diversas histórias dos antepassados foram relembradas e compartilhadas, momentos de alegria, mas também de grandes dificuldades e lutas, principalmente relacionadas à exploração da mão de obra das moradoras e moradores da comunidade.
As pessoas presentes demonstraram entusiasmo diante das perspectivas de fortalecimento da identidade coletiva. O resgate das memórias, dos modos de fazer, de ser e de cuidar, próprios da comunidade quilombola de Jaguara, representa um potencial significativo para o desenvolvimento local. Essas práticas continuarão a ser apoiadas pelo Projeto Quilombo Vivo. O apoio do poder público local também tem sido fundamental em todo esse processo.

