Estudo aponta estratégias de desenvolvimento para a Região do Serro


23.04.2025

Projeto do Sebrae Minas conecta empreendedores à herança cultural para fomentar o desenvolvimento do território. Por Samuel Martins.

Reconhecida pela produção de queijo, experiências turísticas e paisagens naturais, a Região do Serro passa a contar com mais uma ferramenta para estabelecer um ambiente favorável de negócios, e valorizar ainda mais sua origem. Na última terça-feira (8/4), representantes dos municípios que compõem o território – Alvorada de Minas; Conceição do Mato Dentro; Coluna; Dom Joaquim; Materlândia; Paulistas; Rio Vermelho; Sabinópolis; Santo Antônio do Itambé; Serra Azul de Minas; e Serro -, assinaram um termo de compromisso para a implementação do projeto ‘Uma Só Região’. A iniciativa é liderada pelo Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

De acordo com o gerente do Sebrae Minas na Regional Jequitinhonha e Mucuri, Rogério Fernandes, uma das ideias centrais do projeto foi entender as características comuns entre os 11 municípios. “Esta ação amplia as oportunidades de fazermos ações coordenadas e direcionadas. O estudo aponta a possibilidade de implementação de mais de 40 programas. É algo inovador e desafiador”, explica.

A iniciativa foi idealizada para que os municípios se entendam como região, e se apoiem na implementação de práticas de gestão e valorização do território para a promoção de serviços e produtos. O projeto teve início em 2023, com a elaboração de um estudo que contou com a participação de, aproximadamente, 400 moradores da região. Por meio de pesquisas, rodas de conversas e entrevistas, foram analisados os aspectos culturais e sociais, com destaque para o sentimento de pertencimento.

O prefeito do Serro – cidade mais antiga da região -, Epaminondas Miranda, frisa que “o estudo comprova a nossa conexão com a cultura e história do território. Agora, com este documento que estabelece um caminho para as ações que devem ser aplicadas, podemos desenvolver ainda mais diversos setores da nossa economia,” destaca.

Já o diretor de promoção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Luís Gustavo Molinari, reforça que “a região possui grande reconhecimento, principalmente, pelo modo de fazer o Queijo Minas Artesanal. Trabalhar essa riqueza, aliada à identidade local é a receita para bons resultados”, salienta.

 

Raízes que originam a identidade 

regional do Serro

O estudo para a implementação do projeto ‘Uma Só Região’ revela, ainda, o desejo da população para que o desenvolvimento da região esteja atrelado à preservação dos valores culturais e naturais. Também foi apurado que a valorização da hospitalidade, agricultura e natureza reflete, além do apreço pelos recursos locais, o potencial para ações voltadas para o turismo de base comunitária e agroecologia.

Também por meio deste diagnóstico, foi observado que o turismo é percebido com muita importância em todos os municípios. O setor é visto como uma das principais vias de desenvolvimento, com destaque para Milho Verde e o circuito da Estrada Real. “Os resultados apontam que os municípios se enxergam além do queijo. Entender a singularidade dessa região é pensar em projetos que contemplem os ativos de cada cidade para um propósito comum”, avalia uma das responsáveis pela Bloom Consultoria, Mariana Broc, responsável pela elaboração do projeto.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri

104 105 106 107 108

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.