Reconquista de um símbolo da Produção Rural do Serro


Na segunda foto, Prefeito Nondas e ministro Alexandre da Silveira

20.05.2025

União concede cessão do Parque de Exposições “Jairo Magalhães" para o Município por mais 20 anos

O Município do Serro, após intensas negociações com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e contando com o apoio e intervenção do Ministro de Minas e Energia, Alexandre da Silveira, garantiu a cessão de uso gratuito da Fazenda Malheiros – Posto Agropecuário, conhecida como "Parque de Exposições do Serro".

Registrada sob o Processo SEI nº 10154.002718/ 2025-05, a cessão terá vigência de 20 anos, prorrogável por igual período. A área, de aproximadamente 220.000m², é um importante espaço municipal destinado a eventos agropecuários e outras atividades de interesse público. O contrato de cessão já foi assinado e será publicado no DOU.

Em um marco histórico para o Serro, o Prefeito Nondas Miranda e o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Moisés Barbosa, receberam nesta quarta-feira, na sede da Superintendência do Patrimônio da União em Minas Gerais (SPU/MG), em Belo Horizonte, o contrato assinado e a publicação no Diário Oficial da União (DOU) que formaliza a cessão do Parque de Exposições "Jairo Magalhães" ao Município por 20 anos, prorrogáveis por igual período.

A entrega dos documentos foi realizada pela Superintendente da SPU em MG, Lorhany Almeida, acompanhada pelo Chefe da Seção de Destinação Patrimonial, Paulo Gabriel de Andrade Mileo, e pela Chefe do Serviço de Destinação Patrimonial, Janaína Martins dos Reis.

O Parque de Exposições guarda inúmeras memórias para os serranos, como a tradicionalíssima Festa do Queijo, a antiga Festa do Cavalo, rodeios, leilões, torneio leiteiro, feiras e diversas outras realizações.

O espaço é um símbolo da tradição agropecuária do Serro e será essencial para a continuação do desenvolvimento de atividades voltadas para o setor como feiras agropecuárias, leilões, capacitações e diversas outras ações voltadas para o produtor rural do Município. Além disso, o espaço também poderá ser utilizado para eventos diversos, como a tradicional Festa do Queijo.

"Essa conquista é um passo fundamental para o fortalecimento do agronegócio em nosso município. O Parque será um espaço de valorização dos nossos produtores, a promoção de suas atividades e produtos, além de geração de renda para eles. Com essa cessão, garantimos a realização de eventos que movimentam a economia rural, como feiras agropecuárias, dentre outros. São diversas as possibilidades para o Município.” Destaca o Prefeito Nondas.

A Administração Municipal tem trabalhado para garantir que todos os munícipes e visitantes criem suas próprias histórias e momentos memoráveis, promovendo eventos voltados para o setor agropecuário, ambiental, cultural, turístico e de lazer.

O espaço passará por construções e adequações, visando a implantação de novas estruturas e serão executadas após disponibilização dos recursos investidos já assinados pelo Governo Federal. Tais intervenções visam à revitalização do espaço público, com melhorias na infraestrutura e ações que promovam a sustentabilidade ambiental.

Na última segunda-feira, 12 de maio, o Prefeito Nondas, junto do Chefe de Gabinete, Hélvio Maia e do Secretário Moisés Barbosa, se reuniram com representantes das instituições serranas do setor agropecuário do Município, momento em que foi feito o anúncio da conquista, formalizada oficialmente com a publicação no DOU do dia 14 de maio.

“Não posso deixar de agradecer ao empenho do nosso Ministro Alexandre da Silveira, que mais uma vez olha por nossa terra-mãe e se colocou à disposição para liberar recursos federais para que sejam realizadas as intervenções necessárias em nosso Parque, além de pessoalmente intervir junto à SPU para que conseguíssemos a cessão do Parque por mais 20 anos.” Agradece o Prefeito Nondas.

A Administração Municipal já trabalha nos projetos de revitalização do espaço, com foco em infraestrutura moderna e sustentável, para receber não apenas os produtores locais, mas também visitantes de toda a região.

"O Parque de Exposições é um patrimônio do povo serrano, e agora, com mais essa segurança jurídica, iremos trabalhar para atingir todo o potencial que o espaço pode ter para o Município.” Completa o Prefeito Nondas.

Esta conquista é de todos os serranos e a Administração celebra e compartilha essa alegria com toda a população.

110 112 113 114

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.