Raízes Culturais do Serro: evento trouxe Tropeada, Concurso Municipal do Queijo, homenagens aos feirantes e muita música para o centro do Serro
20.05.2025
Serro é uma cidade de história, tradição e cultura perpetuadas ao longo dos seus mais de três séculos de existência. Serro é mais do que um lugar: é um encontro entre séculos de história e o presente. Com seus mais de 320 anos, é uma cidade que guarda tradições que são motivo de orgulho para todos nós, serranos.
Para celebrar essa riqueza cultural e reforçar a identidade que nos une, a Prefeitura Municipal do Serro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio e Secretaria de Agricultura e Pecuária em parceria com os Tropeiros do Queijo, o Conselho de Turismo e o Conselho de Patrimônio, realizou o evento “Raízes Culturais do Serro”, uma festa que honrou nossas raízes, exaltou nossa cultura e renovou nosso orgulho de pertencer a esta terra-mãe.
Das fazendas coloniais às rodas de queijo, dos antigos caminhos dos tropeiros ao cultivo da terra, o Serro é um legado vivo de resistência e prosperidade e toda essa história foi celebrada com uma homenagem especial a cada feirante na Feira do Artesanato e da Agricultura Familiar do Serro, durante a celebração dos dois anos do Programa Vale Feira.
Embalando os presentes, Fernandinho Nascimento e a dupla Dersinho e Rodolfo, trouxeram o melhor do sertanejo, MPB, modas de viola caipira e muito mais para a Praça Ângelo Miranda. Falando em Viola Caipira, a Orquesta Mineira de Violas, de Sete Lagoas, trouxe belos arranjos musicais com seus violeiros, resgatando o melhor do sertanejo raiz, com o inconfundível som das violas caipiras.
O prestigiado XVI Concurso Municipal do Queijo Minas Artesanal, consagrou nosso "Ouro Branco”, com doze queijos produzidos nas fazendas serranas. Os presentes, após a avaliação dos jurados puderam experimentar cada um dos queijos participantes e foi unânime, o queijo do Serro é diferenciado e foi difícil escolher qual era o melhor entre os queijos em disputa.
Um momento sem igual é a Tropeada pelas Ruas do Serro, uma verdadeira jornada que revive o nosso passado tropeiro.
Os tropeiros foram os primeiros comerciantes do Brasil. Com coragem e resistência, percorriam longas distâncias transportando mercadorias e correspondências, conectando territórios e construindo caminhos. Essa tradição de mais de 300 anos segue viva em nossa região, mantendo acesa a chama de um importante capítulo da história nacional.
Entre as preciosidades transportadas pelos tropeiros, destaca-se uma das mais desejadas até os dias de hoje: o Queijo Minas Artesanal do Serro, reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil e do mundo.
A V Tropeada dos Tropeiros do Queijo uniu duas grandes tradições: o desfile tropeiro, que celebra a força e a cultura das comitivas, e o Concurso do Melhor Queijo Minas Artesanal do Serro, que valoriza os produtores e reconhece a excelência desse símbolo mineiro.
Crianças, jovens, adultos, todos se encantaram com o desfile dos tropeiros.
E assim, no dia 03 de maio, Serro esteve em festa, celebrando suas raízes, cultura e tradição.













