Semana Santa no Serro: Fé, Tradição e Cultura em um Cenário Tricentenário


23.04.2025

Em meio às ruas de pedra e ao casario colonial que preservam séculos de história, o Serro vive uma de suas mais profundas e emocionantes tradições: a Semana Santa. 

Anualmente, a cidade, que já encanta por sua arquitetura barroca e atmosfera acolhedora, transforma-se em um grande palco de devoção, onde a espiritualidade e a cultura se entrelaçam em ritos ancestrais.

Há mais de 300 anos, o Serro mantém viva a essência das celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, reunindo fiéis e visitantes em uma jornada de fé, que vai a Procissão de Nossa Senhora das Dores, até a alegria da Ressurreição no Domingo de Páscoa, cada momento é vivido com intensidade, em uma programação que mescla liturgia, arte e tradição popular.

Em Serro, destaca-se as Encenações da Paixão de Cristo, realizadas há décadas pelo Grupo Marte de Teatro, transformando o centro histórico em um cenário vivo da Via Sacra.

Além das encenações, as ruas do Serro ganham cores e formas com os tradicionais tapetes artísticos, feitos pela Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio junto com as escolas e fiéis.

Não podemos esquecer da cultura popular, onde a celebração também abraça a cultura popular, com a Queima do Judas na sede e no Distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, além das brincadeiras do quebra-pote, pau-de-sebo, dentre outras.

Venha viver a Semana Santa em Serro!

Acesse a programação completa no instagram @paroquiaserro .

Veja também nas páginas da Prefeitura mais opções para você curtir o Feriadão no Serro.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.