Reunião de alinhamento das ações para resolver os problemas de abastecimento de água no município de Serro


15.05.2025

Em reunião solicitada pelo Chefe de Gabinete Hélvio Maia, o Agente de Saneamento da COPASA em Serro, Alessandro Geraldo de Jesus, esteve na Prefeitura de Serro na tarde desta quarta-feira, 14 de maio, para uma reunião de alinhamento das ações em andamento para resolver os problemas de abastecimento de água no município.

Participaram do encontro a Secretária de Desenvolvimento Social, Paola Miranda, a Secretária de Infraestrutura, Trânsito e Transportes, Tamires Simões, além de técnicos municipais.

Durante o encontro, foram apresentados os avanços das obras anunciadas em reunião no dia 05 de novembro de 2024.

Um dos principais desdobramentos da reunião, foi a instalação de um reservatório emergencial de 30 mil litros no Bairro Machadinho. Inicialmente previsto para ter capacidade de 20 mil litros, a COPASA instalou um reservatório maior, de forma a atender as necessidades dos moradores do bairro. O Município cedeu o terreno para a construção do reservatório, que posteriormente será substituído por um reservatório definitivo de 100 mil litros.

Uma das ações executadas anteriormente, no Bairro Lazareto, o antigo reservatório de 15 mil litros foi substituído por um novo de 50 mil litros, melhorando significativamente o abastecimento na região.

No Bairro Morro de Areia o conjunto motobomba foi trocado de 5 CV para 7,5 CV, aumentando a eficiência do sistema.

Em dados apresentados por Alessandro, atualmente o sistema tem operado captando 29 litros por segundo, abaixo da capacidade máxima de 33 L/s, o que tem sido insuficiente para atender toda a demanda.

A Copasa irá instalar novos conjuntos de captação, que dependem da aquisição de uma nova balsa. A nova balsa suportará dois conjuntos contra apenas um da atual.

Com isso a capacidade de captação do sistema será ampliada para 40 litros por segundo, garantindo maior estabilidade no abastecimento de todos os bairros serranos.

Enquanto as obras não são concluídas, a COPASA mantém o atendimento emergencial com caminhões-pipa em áreas críticas como Machadinho e Lazareto.

A Administração Municipal e a COPASA seguem trabalhando em conjunto de forma a assegurar o abastecimento regular de água em todo o Serro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Serro

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.