Município de Serro decreta Situação de Emergência em decorrência das chuvas


24.01.2025

O Prefeito Municipal de Serro, Nondas Miranda, no uso de suas atribuições legais e atendendo aos dispositivos legais municipais, estaduais e federais, decreta Situação de Emergência no Município de Serro/MG, em decorrência das fortes chuvas ocorridas na madrugada da última segunda-feira, 13 de janeiro de 2025, e da continuidade das chuvas nos últimos dias.

Devido ao volume de chuvas acumulado em excesso, diversas regiões do Município têm sofrido graves danos ambientais, humanos e materiais. Conforme laudos técnicos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), a extensão dos impactos ultrapassou a capacidade imediata de resposta do Poder Público Municipal, exigindo a adoção de medidas emergenciais para a segurança da população.

Até o momento, no âmbito ambiental, foram registrados deslizamentos de terra, assoreamento de córregos e saturação do solo em áreas críticas, como o aterro controlado municipal, comprometendo ainda mais a resposta imediata às emergências. O relatório aponta também que foram identificadas diversas residências danificadas e interditadas, pontes e passarelas destruídas tanto na área urbana quanto nas comunidades rurais e estradas parcialmente ou totalmente bloqueadas. Em se tratando de danos humanos, foi confirmado um óbito, além de 16 famílias desalojadas, aproximadamente 570 pessoas ilhadas, 8.000 com acessos parcialmente interditados e mais de 13.600 cidadãos afetados indiretamente devido a obstruções nas vias de acesso.

Diante disso, fica decretada Situação de Emergência no Município de Serro, por meio do Decreto nº 8.220 de 14 de janeiro de 2025.

Desde o início do desastre, a Prefeitura tem adotado medidas emergenciais. Nas vias principais, como em Sabinópolis/MG e Alvorada/MG, foram realizados cortes de árvores e a remoção de deslizamentos, permitindo a reabertura de acessos. Nas estradas vicinais, que ligam as comunidades rurais à sede do município, intervenções paliativas com o uso de maquinários estão em curso para reparar pontes, combater erosões e restabelecer a mobilidade. Famílias isoladas estão recebendo mantimentos e assistência por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que também está viabilizando o aluguel social para os desalojados.

Na última terça-feira, 14 de janeiro, foi realizada em Serro uma reunião da COMDEC junto à Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Curvelo para tratar do panorama atual do Município e a extensão dos danos causados. Estiveram presentes na reunião a Secretária de Infraestrutura, Trânsito e Transportes, Tamires Queiroz Simões, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Sales, o Coordenador da COMDEC, Landerson Silva Evangelista, a Diretora de Meio Ambiente, Aline Moreira, e pela Defesa Civil Regional, o 2º Tenente PM Newton Souza Silva Júnior e o 1º Sargento PM Rômulo Henrique Vieira Mendes.

O Prefeito Nondas Miranda está em Belo Horizonte em reuniões com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil para articular recursos e estratégias de apoio que acelerem a recuperação do município. Paralelamente, a Defesa Civil e as Secretarias Municipais continuam trabalhando de forma integrada para mitigar os impactos, monitorar as áreas de risco e prestar o suporte necessário à população.

O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Landerson Silva Evangelista, salienta que a COMDEC está trabalhando incansavelmente para mitigar os impactos causados pelas chuvas e prestar o devido suporte à população. Landerson reitera que o telefone da Defesa Civil (38) 99175-0019 está a disposição da população e quaisquer novas situações podem ser comunicadas diretamente pelo número.

131 132 133 134 135 136 137 138 139 141 123 124 125 126 127 128 129 130
Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.