Município de Serro decreta Situação de Emergência em decorrência das chuvas
24.01.2025
O Prefeito Municipal de Serro, Nondas Miranda, no uso de suas atribuições legais e atendendo aos dispositivos legais municipais, estaduais e federais, decreta Situação de Emergência no Município de Serro/MG, em decorrência das fortes chuvas ocorridas na madrugada da última segunda-feira, 13 de janeiro de 2025, e da continuidade das chuvas nos últimos dias.
Devido ao volume de chuvas acumulado em excesso, diversas regiões do Município têm sofrido graves danos ambientais, humanos e materiais. Conforme laudos técnicos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), a extensão dos impactos ultrapassou a capacidade imediata de resposta do Poder Público Municipal, exigindo a adoção de medidas emergenciais para a segurança da população.
Até o momento, no âmbito ambiental, foram registrados deslizamentos de terra, assoreamento de córregos e saturação do solo em áreas críticas, como o aterro controlado municipal, comprometendo ainda mais a resposta imediata às emergências. O relatório aponta também que foram identificadas diversas residências danificadas e interditadas, pontes e passarelas destruídas tanto na área urbana quanto nas comunidades rurais e estradas parcialmente ou totalmente bloqueadas. Em se tratando de danos humanos, foi confirmado um óbito, além de 16 famílias desalojadas, aproximadamente 570 pessoas ilhadas, 8.000 com acessos parcialmente interditados e mais de 13.600 cidadãos afetados indiretamente devido a obstruções nas vias de acesso.
Diante disso, fica decretada Situação de Emergência no Município de Serro, por meio do Decreto nº 8.220 de 14 de janeiro de 2025.
Desde o início do desastre, a Prefeitura tem adotado medidas emergenciais. Nas vias principais, como em Sabinópolis/MG e Alvorada/MG, foram realizados cortes de árvores e a remoção de deslizamentos, permitindo a reabertura de acessos. Nas estradas vicinais, que ligam as comunidades rurais à sede do município, intervenções paliativas com o uso de maquinários estão em curso para reparar pontes, combater erosões e restabelecer a mobilidade. Famílias isoladas estão recebendo mantimentos e assistência por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que também está viabilizando o aluguel social para os desalojados.
Na última terça-feira, 14 de janeiro, foi realizada em Serro uma reunião da COMDEC junto à Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Curvelo para tratar do panorama atual do Município e a extensão dos danos causados. Estiveram presentes na reunião a Secretária de Infraestrutura, Trânsito e Transportes, Tamires Queiroz Simões, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Sales, o Coordenador da COMDEC, Landerson Silva Evangelista, a Diretora de Meio Ambiente, Aline Moreira, e pela Defesa Civil Regional, o 2º Tenente PM Newton Souza Silva Júnior e o 1º Sargento PM Rômulo Henrique Vieira Mendes.
O Prefeito Nondas Miranda está em Belo Horizonte em reuniões com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil para articular recursos e estratégias de apoio que acelerem a recuperação do município. Paralelamente, a Defesa Civil e as Secretarias Municipais continuam trabalhando de forma integrada para mitigar os impactos, monitorar as áreas de risco e prestar o suporte necessário à população.
O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Landerson Silva Evangelista, salienta que a COMDEC está trabalhando incansavelmente para mitigar os impactos causados pelas chuvas e prestar o devido suporte à população. Landerson reitera que o telefone da Defesa Civil (38) 99175-0019 está a disposição da população e quaisquer novas situações podem ser comunicadas diretamente pelo número.

















