Grupo Marte: 40 anos retratando cultura e tradição serrana por meio de arte cênica coletiva
23.04.2025
O Grupo do Movimento de Arte Teatral (MARTE) foi fundado em 23 de julho de 1985 por um grupo de jovens moradores da histórica cidade do Serro, em Minas Gerais.
Surgido do interesse comum pela arte cênica, o Grupo Marte foi constituído como um coletivo de teatro comunitário, unindo a população em torno da arte e da preservação das tradições culturais locais. Desde sua criação, o grupo tem se destacado por promover a inclusão cultural e valorizar a identidade serrana.
É composto por mais ou menos 60 atores amadores - cidadãos comuns do Serro que dedicam seu tempo e talento à arte. O coletivo não apenas valoriza a participação da comunidade, mas também fortalece o sentimento de pertencimento e a conexão cultural entre os moradores, tem se consolidado como um importante coletivo teatral, comprometido com a inovação e a reflexão social por meio da arte, tem sido um expoente da cena teatral contemporânea, utilizando a arte como ferramenta de transformação social e reflexão crítica.
Manter vivas as tradições cênicas da cidade, oferecendo experiências artísticas enriquecedoras à comunidade e fomentando o envolvimento cultural através do teatro.
O Grupo Marte pretende continuar expandindo suas fronteiras criativas, alcançando novos públicos e aprofundando seu compromisso com a qualidade artística e a relevância social. O teatro não é apenas uma forma de entretenimento, mas um meio poderoso de expressão e mudança, e o Grupo MARTE reafirma seu papel nessa jornada.
E a sua a missão é democratizar o acesso à arte teatral, promover reflexão social e estimular a criatividade. Nossos valores incluem inclusão, experimentação artística, colaboração e compromisso com a qualidade estética e conceitual.




