- Serra Azul de Minas -

História


No entorno da Serra do Espinhaço, nascida a partir de expedições de tropeiros em busca de ouro, surge Serra Azul de Minas.

Alguns desses tropeiros que se dirigiam para o Serro e Diamantina resolveram fixar residência surgindo várias casas de capim.

Posteriormente, Cristiano Félix de Brito doou um terreno para a Igreja Católica, onde Bernardino Gomes e João de Souza construíram a capela de Nossa Senhora do Rosário.

Neste lugarejo o português Paulo Vieira construiu uma grande casa com cobertura de telhas, iniciando o artesanato de barro e fazendo da casa ponto comercial e pouso de tropeiros.

Mais tarde, Edmundo Pascoal demoliu a capela e fez erguer a atual Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo. Em 1962 os líderes do local conseguiram sua emancipação política

Em seu centro histórico, a famosa Calçada Grurita atesta a presença dos escravos na cidade através de pedras cravadas no chão.

Para quem gosta de turismo ecológico, a cidade oferece trilhas de matas fechadas que levam a magníficas cachoeiras e serras com exuberantes vistas panorâmicas.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.