PMMG em ação – 144ª Cia PM
06.08.2020
No mês de julho, policiais militares da 144ª Cia PM realizaram várias operações Policiais em todas as cidades que são de responsabilidade da Cia. Durante as operações e ações policiais, foram apreendidas 24 armas de fogo em situação irregular, além de prisões por tráfico ilícito de drogas e apreensões de substâncias entorpecentes.
A Polícia Militar vem realizando diversas ações de abordagens a suspeitos, tendo como origem as denúncias anônimas. Essa parceria entre sociedade e Polícia Militar é muito importante! Por isso, não deixe de denunciar pelos números 190 ou 181, quando notar que há algo errado em sua rua, seu bairro e sua cidade. Os denunciantes não serão identificados.
Relembramos que a Polícia Militar está atualizando o Sistema de Atendimento à Sociedade. Os registros de Boletins de Ocorrência referentes a fatos ocorridos no Serro, que possam ser registrados posteriormente, serão feitos de segunda a sexta no horário de 8h às 12h e 13h30 às 17h, exceto na quarta-feira, que será de 8h às 13h. As ligações via “190” estão centralizadas na cidade de Diamantina.
Para o melhor atendimento, é importante que o solicitante informe o maior número de características e detalhes dos fatos ocorridos. É possível também o contato direto com a PM do Serro, por meio dos telefones (38) 3541-1308, (38) 99243-0010, (38) 99728-9592 ou acionamento de uma viatura policial durante o patrulhamento.
OLHA O GOLPE!
Clonagem de WhatsApp
Criminosos clonam o chip de celulares e/ou o WhatsApp, para extorquir ou enganar usuários, apropriando de dinheiro das vítimas.
Os golpes ocorrem de diversas formas e com histórias variadas, a fim de colher dados da vítima, que são necessários para efetuar o golpe.
Um dos procedimentos mais usados pelos criminosos consiste em acessar as conversas da vítima, se passar por ela para pedir dinheiro a parentes e amigos, que são instruídos a fazer depósitos em contas de outras pessoas.
Como se prevenir?
A forma mais efetiva de se proteger é ativar a “verificação em duas etapas”, criando um código numérico solicitado durante o acesso ao aplicativo.
Para ativar o recurso no WhatsApp, acesse os “Ajustes”, vá em “Conta”, selecione “Confirmação em duas etapas” e selecione “Ativar”. Então, crie seu código/senha e informe um endereço de e-mail para recuperação da senha, em caso de perda.
Golpe da central de atendimento de cartão de crédito
Criminosos ligam para a vítima como se fossem funcionários da empresa de cartão de crédito ou banco, informando que foram realizadas transações / compras / transferências “suspeitas” com o seu cartão;
Perguntam se a vítima fez as transações com o cartão (que, na verdade, nunca existiram).
Quando o cliente afirma que não realizou as compras, o estelionatário diz que o cartão de crédito da vítima foi alvo de uma fraude e sugere que a vítima ligue central de atendimento do banco para solicitar o cancelamento.
A vítima, assustada com a situação, realiza a ligação. Porém, os criminosos passam números falsos de telefone ou interceptam a ligação feita pela vítima, redirecionando para uma central de atendimento falsa;
Os criminosos solicitam, então, que as vítimas informem dados, que são utilizados pelos criminosos ou façam a entrega do cartão a alguma pessoa.
Nos dois casos, os criminosos acabam por ter acesso a dados que possibilitam comprar com o cartão de crédito. No segundo caso, além disso, a pessoa que recolhe o cartão, o quebra ao meio, mas sem quebrar o chip do cartão, possibilitando, também a realização de outras transações fraudulentas com o cartão.
Como se proteger?
- Desconfie de solicitações de senha e códigos de segurança por telefone ou e-mail. As instituições financeiras não enviam e-mail e nem ligam para os clientes solicitando a senha do cartão de crédito nem mesmo o seu código de segurança!
Essas informações não devem ser informadas nem digitadas no telefone ou informadas em outros meios que não sejam realmente seguros. - Não entregue seus cartões, mesmo que inutilizados: Os bancos nunca solicitam a devolução de cartões, mesmo em caso de bloqueio ou cancelamento. Por isso, se você receber a visita de qualquer pessoa agindo em nome do seu banco, solicitando a entrega do seu cartão de crédito, não atenda e nem entregue seu cartão.
- Tenha cuidado ao se desfazer dos cartões: Quando se desfizer de um cartão de crédito inutilizado, destrua também o chip.
- Nunca informe a sua senha, dados pessoais ou do cartão a outras pessoas: O código de segurança, que fica atrás do cartão não deve ser passado a ninguém. Esse número é o seu acesso para fazer compras online, ou seja, com ele e outras informações, qualquer pessoa pode realizar compras na internet com o seu cartão.
- Fique atento às mensagens de uso do cartão: Algumas instituições financeiras enviam mensagens sempre que o cartão é utilizadao. Caso receba mensagem informando sobre uma compra que não fez, faça contato imediatamente com a central de atendimento.
- Observe os sites antes de comprar pela internet: para fazer suas compras de maneira segura, dê preferência a sites confiáveis e que tenham o selo de segurança. Evite comprar através de endereços de sites enviados por outras pessoas. Sempre que possível, acesse você mesmo o site e procure o produto que deseja. Mantenha também o seu computador sempre seguro: atualize o antivírus, firewall e anti-spam.
- Acompanhe sempre o seu extrato bancário e a fatura do cartão de crédito.
VOCÊ SABIA?
Para o ingresso em qualquer das carreiras da Polícia Militar de Minas Gerais é exigido do candidato a conclusão em algum curso superior. Dos militares que servem em Serro, 52% são bacharéis em Direito.