Governo de Minas investe na construção do Centro de Especialização e Pesquisa do Queijo Artesanal do Serro


14.07.2017

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), viabiliza investimentos para a construção e equipagem do Centro de Especialização e Pesquisa do Queijo Artesanal na região do Serro. A reunião foi realizada, nessa segunda-feira (05/06), na sede da Companhia, com o secretário da Sedinor, Nondas Miranda, o diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o deputado federal Gabriel Guimarães, o ex-deputado Virgílio Guimarães e a chefe de gabinete da Codemig, Denise Viera.

O Centro será administrado pela Associação de Produtores Artesanais do Queijo do Serro – APAQS. O local será referência de estudos e análise para produtores de 11 municípios da região (Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul, Serro e Rio Vermelho).

Segundo o secretário da Sedinor Nondas Miranda, o Centro é um sonho antigo dos produtores de queijo da região do Serro. “O governador Fernando Pimentel é sensível a esta demanda e tem mostrado o seu compromisso com os produtores e a valorização do setor. Poderemos melhorar ainda mais a qualidade do queijo artesanal do Serro, um dos produtos mais tradicionais do estado”, afirma.

Para elaboração do projeto serão firmadas parcerias para apoio técnico com a Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater, Epamig e IMA. O centro será um aliado importante para o melhoramento da qualidade do produto, pois desenvolverá pesquisas em todas as etapas de produção, desde a análise da água utilizada no processo de fabricação até o produto pronto.

Durante a reunião, ficou acertado que a chefe de gabinete da Codemig, Denise Vieira, ficará responsável por todos os encaminhamentos até a liberação do recurso. Nos próximos dias, Denise receberá uma comitiva da Apaqs e de todos os órgãos do Governo de Minas envolvidos para dar prosseguimento ao processo.

ASCOM - Carla Moraes

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.