A Pandemia, o meio-ambiente e o Médio Espinhaço
22.06.2020
A pandemia que nos atinge, de forma avassaladora, vem provocando uma conscientização tardia sobre as questões ambientais no mundo globalizado. Renovam-se as esperanças de que sejam priorizadas as políticas globais sobre as questões diretamente relacionadas ao meio-ambiente e o respeito permanente aos nossos recursos naturais, nos dado de graça e que são finitos. O Médio Espinhaço sempre foi privilegiado desses recursos naturais, o que fez ser essa uma das primeiras regiões a serem habitadas nas Minas Gerais.
No Brasil, assolados pela epidemia da qual não sabemos a extensão dos seus prejuízos, somos desafiados a resistir diante da ausência das políticas estratégicas ambientais. Infelizmente, aproveita-se da crise para enfraquecer as ações institucionais de órgãos defensores do meio-ambiente, nos setores público e privado. Minas Gerais é ainda o Estado que mais desmata a Mata Atlântica, nossa maior reserva da biodiversidade. A Amazônia apresenta um desmatamento que está fora de controle, a grilagem vem sofrendo regularizações que premiam os criminosos, revelado de forma cabal o crime que grassa em solo nacional. Por que não dizer, crimes de lesa-pátria.
Diante da Covid-19, Minas apresenta resultados que animam e orgulham nós mineiros. Nossas marcas históricas e culturais estão se revelando fundamentais para esse controle quase cívico da pandemia em nossas cidades. Mais uma vez, Minas é exemplo para todo o Brasil.
Prova disso é que de forma obstinada, o Vila do Príncipe não deixou um dia sequer de circular em todo esse momento de reclusão social, pois manter nossa população informada é uma missão fundamental. E assim manteremos esse compromisso durante todo esse período tão difícil por que passamos.
Não podemos esquecer que no dia 5 de junho foi comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente, deixamos aqui nosso registro por esse dia tão importante para a permanência e continuidade da vida nesse maravilhoso planeta.
E assim vamos seguindo, com compromisso social, consciência cidadã e respeito permanente a vida em comunidade. Faça sua parte: Use máscara, lave as mãos regularmente, higienize os ambientes e seja solidário, sempre!
Com votos de saúde a toda família mineira, uma boa leitura a todos!