Agricultura Familiar: meeiros iniciam o cultivo do feijão no posto agropecuário


20.06.2020

"Entre o plantar e colher existe o regar e esperar". A frase define o trabalho dos mais de 30 meeiros que receberam da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), sementes de feijão para o plantio, cultivo e colheita nas terras do Posto Agropecuário, conhecido também como Ministério, localizado às margens da MG-10.

O plantio desta safra se iniciou em abril e a colheita está prevista para o mês de julho. Para evitar possíveis perdas e garantir um feijão de qualidade aos beneficiários, técnicos da EMATER e da Secretaria de Desenvolvimento Rural dão suporte com algumas práticas para que os agricultores tenham sucesso em todas as etapas do processo.

Sistema de meeiros

Nesse tipo de parceria, a Prefeitura oferece toda a estrutura necessária ao agricultor. Como por exemplo, o direito ao uso da terra, o empréstimo de equipamentos agrícolas e ainda o fornecimento de adubos e sementes. Ao final, a produção é dividida igualmente entre o agricultor e o Posto Agropecuário (50% para cada), estimulando a agricultura familiar.

Atualmente, mais de 100 famílias são beneficiadas pelo projeto.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.