EMBAIXADOR CONCEICIONENSE MARCOU HISTÓRIA AO UNIR PAÍSES DA LÍNGUA PORTUGUESA


06.05.2020

Dia Internacional da Língua Portuguesa

No dia 5 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da cultura lusófona. A data foi oficializada em 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português.

Na ocasião, governos e sociedade civil celebram a relevância do idioma como parte da identidade dos povos lusófonos.

A comemoração possibilita chamar atenção para as questões idiomáticas e culturais da lusofonia, gerando uma integração entre os povos desses nove países.

O Dia Internacional da Língua Portuguesa coloca em evidência o fato de que o português é a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul.

PARTICIPAÇÃO DO EMBAIXADOR

É importante ressaltar que o Dia Internacional da Língua Portuguesa consagra anos de trabalho desenvolvido pelo saudoso conceicionense José Aparecido de Oliveira, em prol da valorização da língua portuguesa enquanto embaixador do Brasil em Portugal.

Filho de Conceição do Mato Dentro, José Aparecido foi um homem público de trajetória inesquecível e cravou seu legado entrando para a história ao conseguir alianças sólidas para a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a unificação ortográfica.

Em sua memória, foi instituído em 2011, o Prêmio José Aparecido de Oliveira, de cariz bienal, que promove a atribuição de um diploma de mérito e para reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.

Fonte: Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.