A ESPERANÇA É O REMÉDIO


16.04.2020

O Jornal do Senado publicou que estima-se que entre 4 e 6 milhões de brasileiros sofram com a síndrome do pânico. A pesquisa foi divulgada muito antes do Covid-19,  anos atrás (fonte: bit.ly/34EnvWt ).

Em decorrência da rapidez com que o coronavírus se alastra, o pânico que está sendo gerado sobre o medo de adoecer, de perder alguém ou mesmo pela crise econômica cria uma realidade que dificulta e muito a racionalização, tão necessária em momentos como o que estamos vivendo. Assim, um aumento dos números de casos de Síndrome do Pânico no mundo todo pode vir a acontecer.

O problema se agrava quando nos focamos em notícias sem fonte (as famosas fake news) tão difundidas pelas redes sociais, muitas vezes em tons alarmistas e assustadores.

Sendo assim, destacamos 7 sugestões para você refletir e conseguir passar pela quarentena com mais paz e tranquilidade:

1. BUSQUE FONTES CONFIÁVEIS

Não acredite em tudo que receber no celular. Busque informações direto na fonte: as prefeituras e os governos estaduais estão mantendo informações atualizadas através dos canais oficiais nas redes sociais. Procure saber a origem de cada informação e verifique se ela é verdadeira antes de passar adiante.

2. SEJA POSITIVO

Não imagine cenários apocalípticos. O mundo não vai acabar.

Utilize a quarentena ao seu favor. Aproveite o tempo e medite sobre o que tem de fazer e como buscar soluções para ser menos afetado.

3. PLANEJE-SE

Organize as ideias e faça um balanço de suas realizações e do que se deseja para o futuro.

Muitas pessoas estão utilizando esse tempo para meditar e se organizar.

4. REFORCE SEUS LAÇOS

Ligue pra família e amigos, faça chamadas de vídeos, relembre bons momentos, faça planos pessoais para o futuro, planeje aquela viagem, escreva uma carta! Depois que essa crise passar, até os encontros que eram tão triviais serão mais valiosos, não acha? É tempo de valorizar nossos laços.

5. CONECTE-SE COM A NATUREZA

Plante sementes, observe pássaros, brinque com seu animal de estimação, assista aquele documentário sobre a natureza, admire a beleza do mundo!

Na correria do dia a dia muitos deixam de admirar o por do sol e a beleza da lua. É hora de resgatar essa visão!

6. NÃO CEDA À PREGUIÇA

Mantenha-se ativo! Crie, invente, desenhe, cozinhe, exercite-se. Saia um pouco da frente das telas e dedique-se a tarefas manuais e tão proveitosas par o corpo e a mente.

7. SEJA ADAPTATIVO

A história da humanidade é repleta de crises. Sobrevivemos, não é? Não será diferente agora. Somos resistentes e adaptativos. A vida sempre se reinventa. No final, tudo vai ficar bem.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.