Veneza, conheça antes que seja tarde!


Piazza San Marco e Basílica San Marco

13.03.2020

Em 16 de novembro de 2019, a singular cidade italiana conviveu com mais um aumento histórico da maré, atingindo tesouros culturais e provocando prejuízos, ameaçando um dos mais icônicos patrimônios culturais da Humanidade. 

A cheia, desta vez, superou 1,80 metros acima do nível do mar, inundando a cidade com água salgada e insalubre, invadindo ruas, palácios, igrejas e bibliotecas. O prejuízo foi estimado em 1 bilhão de Euros. Portanto, se você ainda não conhece esse lugar encantador, vá enquanto ainda é possível.

Veneza se tornou uma das cidades mais famosas do mundo, com seus gondoleiros transportando casais em Lua de Mel.  Mas a cidade tem muito mais a oferecer. Os casarões, palácios e igrejas ostentam uma arquitetura de inconfundível singularidade. Uma verdadeira exposição de riqueza e poder das famílias abastadas. A cidade era uma potência econômica e dominava o comércio internacional como principal elo mercantil entre o Ocidente e o Oriente.

O roteiro básico e imperdível é, inicialmente, embarcar no barco-ônibus, o vaporetto, que percorre todo o grand Canal, desde a estação de trens até a Piazza San Marco.

Lentamente o vaporetto vai lhe permitir se entranhar no movimentado trânsito aquático, por entre lanchas, pequenos barcos de entrega de mercadorias e as famosas gôndolas, que cobram a partir de 40 euros, chegando a mais de 100 euros em travessias noturnas. Isso, na tabela oficial, fora os habituais extras cobradas dos turistas menos avisados.

No percurso, de um lado a outro, mansões maravilhosas com elementos orientais são uma verdadeira exposição de arquitetura única, numa paisagem urbana, também única.

A parada obrigatória é em San Marco Vallaresso. A Basílica de San Marco, de arquitetura bizantina, com agulhas e mosaicos, é uma das igrejas mais famosas da Europa. Se diz estarem ali os restos mortais do Evangelista Marcos.

O Palácio Ducal, portentoso edifício sobre finas colunas,  lhe conferem uma leveza inconfundível no estilo gótico veneziano. O Palácio dos Doges é um dos mais impressionantes exemplos de arquitetura de poder e riqueza. Os imensos salões internos abrigam afrescos de mestres do renascimento italiano, como Tintoretto, Ticiano, Veronese, em perfeita harmonia entre estilos arquitetônicos de diferentes períodos. O ambiente interno do palácio interno leva ao Grande Salão do Conselho, de onde saiam as principais decisões dos poderosos da época.

Perca-se por Veneza, antes que a percamos como um dos mais importantes destinos turísticos do planeta.

 

Paulo Queiroga

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.