NOTÍCIAS > Cidade
NOTÍCIAS > CIDADES > Diamantina
PREVENÇÃO DO ACIDENTE DE TRÂNSITO EM DIAMANTINA
13.03.2020
O trânsito veicular na vida moderna é tido como contraditório, proporcionando agilidade e conforto para o deslocamento humano, mas podendo ser fator de conflitos, violências e até mesmo mortes. Atualmente o trauma relacionado a acidentes de trânsito é um problema de saúde pública, com seus níveis em ascensão. É a maior causa de morbidade e mortalidade, particularmente em homens jovens na fase mais produtiva de suas vidas. Ao lado de centenas de milhares de mortes violentas por ano, existe uma legião de sequelados físicos e mentais. A única solução tratando-se para esta catástrofe é a prevenção.
Grande parte da população brasileira comporta-se egoisticamente ao se movimentar, esquecendo-se dos deveres e desconsiderando o direito e a integridade de terceiros.
Infelizmente, na região sudeste, Minas Gerais é o estado que lidera as estatísticas de mortes provocadas por condutas indevidas no trânsito. Motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e representantes do poder público negligenciam suas responsabilidades no estabelecimento de condições necessárias à segurança do ato de ir e vir. Agem muito mais como indivíduos, considerando apenas seus interesses próprios - que como cidadãos -focados no bem coletivo.
No Alto Jequitinhonha a situação é dramática. Sistema viário em péssimas condições, condutores exasperados, inconsequentes, irritadiços, manejando veículos com inadequadas condições de manutenção, utilizando-os como objeto de agressão e destruição, ao invés de considerá-los como fatores de conforto e bem-estar.
Diamantina, felizmente, é uma cidade que, mesmo a despeito de possuir um traçado viário antigo, apresenta melhor organização no trânsito que as demais cidades da região.
O acentuado número de acidentes no seu entorno faz com que a estrutura assistencial da cidade encontre-se constantemente sobrecarregada e superlotada, pois além de atender os desdobramentos clínicos e cirúrgicos oriundos de tais acidentes, prejudica a aplicação de recursos para outras áreas de saúde que também são responsabilidade do poder público.
Atenta a essa realidade, a administração municipal de Diamantina, aliada, felizmente, a diferenciados parceiros de qualidade, está realizando um esforço concentrado, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, visando estabelecer estratégias que objetivem a redução dos acidentes de trânsito, para que a região possa se tornar mais segura e harmônica no que concerne à mobilidade urbana e rural.
Em um primeiro momento as atividades serão focadas na conscientização das crianças matriculadas no ensino fundamental, com vistas a moldar, ainda na infância, o cidadão consciente para o futuro. A proposta é que esta iniciativa seja adotada em todas as cidades da região de Diamantina. Tal medida nos colocará em um patamar diferenciado de percepção, envolvimento e responsabilidade social, trazendo a população estímulo e orgulho, colocando um basta em nossa omissão e silêncio coletivos. Outras ações mais abrangentes serão apresentadas em momentos posteriores. O Brasil, que se vangloria de frequentemente se classificar bem nas paraolimpíadas, possuindo atletas de alto nível portadores de deficiências, passará a se orgulhar também por tornar-se bem pontuado na prevenção de acidentes e na promoção de uma vida de qualidade.
Dr. Sebastião Gusmão
Professor Titular de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG
Tel: (38) 3531-4016