SEMINÁRIO INSTRUMENTAL ALÉM DAS MONTANHAS
09.03.2020
Belo Horizonte Será a capital nacional da música instrumental com o Seminário Instrumental Além das Montanhas - Aqui ó Minas Gerais!
Belo Horizonte Será a capital nacional da música instrumental com o
Seminário Instrumental Além das Montanhas - Aqui ó Minas Gerais!
Dias 19, 20, 21 e 22 de março
No Centro Universitário Izabela Hendrix
Rua da Bahia, 2020 - Lourdes
Informações: (31) 98315-4827
O evento idealizado pelo músico mineiro Toninho Horta tem como intuito principal a interatividade, aperfeiçoamento musical e de vivências da música mineira com músicos de todo o país. Por meio de aulas práticas e teóricas, além de oficinas, workshops e palestras, estudantes e profissionais terão a oportunidade de conhecer e conviver durante os quatro dias do evento com músicos, compositores e mestres da música instrumental de Minas e do Brasil, além de representantes e apreciadores da música produzida pelo Clube da Esquina, Som Imaginário e Orquestra Fantasma.
Essa nova proposta educativa, cultural e social do criador do evento acontece em decorrência de sua experiência musical nacional e internacional. Nas últimas décadas Toninho lecionou e ministrou workshops e master class nas principais escolas e universidades de música do mundo. Recentemente Toninho Horta foi homenageado pela Berklee School of Music em Boston (US), considerada a mais famosa e consistente escola de jazz do mundo, com show/concerto juntamente da orquestra da BerKlee, composta por estudantes de 19 países. Na oportunidade Toninho recebeu do Governo do Estado de Massachussets uma homenagem por sua contribuição e produção musical aos Estados Unidos e ao mundo.
Vale lembrar que a realização do histórico “I Seminário Brasileiro da Música Instrumental”, evento inédito ocorrido em Ouro Preto em 1986, foi idealizado, produzido e coordenado por Toninho Horta.
O SEMINÁRIO INSTRUMENTAL ALÉM DAS MONTANHAS irá oferecer aos participantes, aulas de capacitação e desenvolvimento musical, abrangendo:
a) a densidade cultural que Minas representa
b) a influência das raízes musicais da Espanha e Portugal
c) a herança do Barroco Mineiro e da Música Colonial
d) a tradição da música das Guardas do Congado e Catopês
e) as melodias de intervalos longos, como o contorno das montanhas
f) as harmonias com padrões originais que influenciam o jazz e o pop no mundo
g) a consolidação da música de qualidade instrumental e cantada dos conterrâneos, desde Flausino Valle, Fructuoso Vianna, os mestres do samba da Época de Ouro, os cancioneiros populares de Rômulo Paes e o bossanovista Pacífico Mascarenhas, aos destaques musicais a partir dos anos 1960, como o violonista Mozart Bicalho, o violeiro Renato Andrade, os precursores dos movimentos do jazz e da bossa nova em BH, até a explosão de Milton Nascimento e o Clube da Esquina, nos anos 1970.
Sobre as últimas gerações de bandas de baile ao pop-rock, alternativas ou regionais, todas tiveram uma identidade mineira que só é explicável através de mágica – e mágica não se explica. A música de Minas vem com uma carga singular de energia das nossas cachoeiras, pedras preciosas, do minério de ferro que foi transportado para além-mar, e da simplicidade e da fé do nosso povo. Essas vertentes musicais são uma prova real da aptidão musical do mineiro, com o pensamento no real e no universal, com a criatividade natural e da consistência cultural.
Nesta primeira edição do “SEMINÁRIO INSTRUMENTAL ALÉM DAS MONTANHAS”, os componentes da Orquestra Fantasma, liderados por Toninho Horta – que recentemente lançou o CD duplo Belo Horizonte –, estarão lecionando ao lado dos mestres Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Nelson Ângelo, Robertinho Silva e convidados. Além desses, descendentes e seguidores dos históricos membros do Clube da Esquina estarão realizando oficinas para participantes do nível iniciante ao avançado, com o repertório de sucesso de Milton Nascimento, Beto Guedes e Lô Borges. Durante o evento será formada uma orquestra e/ou big band para tocar arranjos originais dos discos clássicos do Clube.
Além da programação oficial de cursos e oficinas do SIAM, a produção do evento dará oportunidade a jovens estudantes de música, por meio de bolsas e condições de participação como ouvintes. O Instituto Maestro João Horta – IMJH em breve estará construindo sua primeira escola de música e orquestra jovem, e a realização do SIAM na capital, será também uma oportunidade para se inscreverem como candidatos, músicos iniciantes, estudantes e mesmo profissionais de qualquer instrumento. Por meio do regimento do SIAM que estará disponível até do Seminário, todos tomarão conhecimento das formalidades exigidas para a seleção e inscrição dos participantes no programa cultural do IMJH.
Está em estudo pelos organizadores do SIAM a criação de uma ou mais oficinas dedicadas aos participantes que vierem com seus filhos nas aulas. Este cuidado social, além de outras metas diferenciadas de apoio aos participantes, estará na pauta de tarefas e atividades de grande importância para o sucesso do evento. Outras atividades paralelas visando o turismo e a gastronomia na cidade de Belo Horizonte também estarão abertas para os participantes vindos de outras cidades e estados.
O primeiro evento do “SEMINÁRIO INSTRUMENTAL ALÉM DAS MONTANHAS - SIAM”, terá foco especial na música de qualidade produzida em Minas Gerais.
Contatos e informações:
WhatsApp: (31) 98315-4827
E-mail: alemdasmontanhas2020@gmail.com
FORMATO DO SIAM
1. CURSOS DE INSTRUMENTOS / PROFESSORES / Nº DE VAGAS
a) Piano e Teclado: Lisandro Massa (Argentina); Lucas de Moro e Pedro Volta (SP)
Vagas: 45 distribuídas em 3 turmas
b) Baixo Elétrico: Yuri Popoff e João Paulo Avelar
Vagas: 30 distribuídas em 2 turmas
c) Baixo Acústico: Enéias Xavier
Vagas: 15
d) Guitarra: Toninho Horta e Leandro do Carmo
Vagas: 30 distribuídas em 2 turmas
e) Violão: Beto Lopes e Luiz Paulo Goulart
Vagas: 30 distribuídas em 2 turmas
f) Violão e Bandolim: Marcos Ruffato
Vagas: 7
g) Flauta: Lena Horta
Vagas: 8
h) Saxofones e Flautas: Goio Lima e Márcio Rezende
Vagas: 16 distribuídas em 2 turmas
i) Trombone: João Machala
Vagas: 8
j) Bateria: Paulo Braga c/ André Limão; Esdra Neném Ferreira c/ Cyrano Almeida; e Matheus Ramos
Vagas: 45 distribuídas em 3 turmas
k) Percussão: Robertinho Silva
Vagas: 20
l) Madeiras (naipe): Gilson Barbosa (Oboé, Clarone, Flauta, Clarinete, Fagote, etc.)
Vagas: 10
m) Cordas de Orquestra (naipe): Neto Belloto (Contrabaixo Acústico, Violoncelo, Viola e Violino)
Vagas: 20
n) Vocais (Individual e Coro): Carla Vilar, Bárbara Barcelos e Artur Araújo
Vagas: 20 distribuídas em 2 turmas
o) Voz e Ritmo (pandeiro): Bianca Luar
Vagas: 10
2 . CURSOS TEÓRICOS / PROFESSORES / Nº DE VAGAS
a) Musicalização: Leandro do Carmo e Bianca Luar
Vagas: 50 distribuídas em 2 turmas
b) Percepção: Maria Lúcia Florêncio
Vagas: 30
c) Harmonia: Beto Lopes e João Paulo Avelar
Vagas: 60 distribuídas em 2 turmas
d) Arranjo: Yuri Popoff e Lisandro Massa
Vagas: 60 distribuídas em 2 turmas
e) Orquestração: Cláudia Cimbleris e Billy Magno
Vagas: 60 distribuídas em 2 turmas
f) Improvisação: Márcio Rezende e Goio Lima
Vagas: 50 distribuídas em 2 turmas
3. PRÁTICA DE CONJUNTO COM GRUPOS TEMÁTICOS / Nº DE VAGAS
a) A Orquestra Fantasma: Toninho Horta, Yuri Popoff, Lena Horta, Lisandro Massa, Esdra Neném Ferreira, Goio Lima e Carla Vilar (cantora convidada).
Repertório: composições de Toninho Horta, Yuri Popoff e André Dequech.
Vagas: 80
b) O Som Imaginário: Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Jamil Joanes, Fredera, Paulinho Braga e Robertinho Silva.
Repertório: composições originais do Grupo, sucessos de Wagner Tiso e Fredera.
Vagas: 50
c) O Clube da Esquina: Novelli, Nelson Ângelo, Murilo Antunes, Artur Araújo, Cyrano Almeida, Luiz Paulo Goulart, Matheus Ramos, Pedro Volta, Bárbara Barcelos, Tutuca Tiso, Bianca Luar, João Paulo, Mário Wanser, Beto Lopes, Lucas de Moro, Ian Guedes, Gabriel Guedes, Telo Borges, Eugênio Aramuni, Marcos Ruffato e Felipe Fantoni.
Repertório: sucessos do Clube da Esquina, músicas de Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Nelson Ângelo, Novelli, Tavito, Flávio Venturini e Tavinho Moura.
Vagas: 180 distribuídas em 6 turmas
4. WORKSHOPS / MESA REDONDA / OFICINAS ALTERNATIVAS
a) Oficina: Laboratório de Criatividade: Artur Araújo e Marcos Ruffato (c/ voz e violão)
Vagas: 25
b) Oficina: Modalismo na Música Popular Brasileira: Mateus Porto
Vagas: 25
c) Workshop: A Poética Musical do Clube da Esquina: Márcio Borges, Murilo Antunes e Telo Borges (a confirmar)
Vagas: 25
d) Workshop: Tavinho Moura, Juarez Moreira e Túlio Mourão " A expressão mineira no instrumento e interpretação"
Vagas: 25
e) Mesa Redonda com o tema: "História da Música Instrumental e o Clube da Esquina": mediador: Magno Córdova
Vagas: 25
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
a) Outras oficinas, workshops e mesa redonda ainda poderão compor a programação. As inserções de novas atividades serão informadas com antecedência aos inscritos no evento.
b) A grade de horários com toda a programação será enviada por e-mail a todos os inscritos.
c) Os alunos receberão por e-mail, após efetivada sua inscrição, todas as informações pertinentes à sua participação no evento,
Qualquer dúvida, fazer contato através do e-mail alemdasmontanhas@gmail.com ou pelo telefone (whatsApp) (31) 98315-4827.