Viver com saúde
16.01.2020
A saúde é o fator mais importante para a felicidade. A perda da saúde leva ao sofrimento, o que impede a felicidade.
A evolução moldou nosso corpo para viver em harmonia social, usar alimentos com baixa caloria e alto valor nutritivo, e estar em constante atividade física. O futuro de seu corpo depende da maneira como você o usa. O uso indevido do corpo é um erro que contém em si o próprio castigo.
A maior parte das doenças é desencadeada ou intensificada pelo estilo de vida inadequado (estresse continuado, alimentação inadequada e sedentarismo). Para viver com saúde tenha a cabeça fria, o estômago leve e os pés quentes (provérbio chinês). A seguir, expomos estes três fatores que determinam a saúde.
Paz de espirito: Procure a paz de espírito. São as relações com as pessoas e o meio no qual vivemos que dão sentido à existência e tornam a vida um bem precioso. A sabedoria consiste em procurar de forma moderada os prazeres naturais e necessários e evitar o sofrimento. Cada circunstância é um momento ímpar da existência e requer uma atitude singular. Todo pensamento é confissão de um corpo. A mente sã é produto de um corpo são. Ou seja, cuidar do corpo reflete na mente e na saúde mental. Fique atento ao momento e limite suas preocupações ao dia de hoje. Ele é o presente, sem manual de utilização, que a natureza nos oferece. Hoje é a vida.
Alimentação: Coma alimentos naturais (não processados, não industrializados), sobretudo plantas. Evite açúcar, sal e gordura. A moderna dieta ocidental rica em gorduras saturadas e carboidratos refinados, associada ao sedentarismo, parece ser o fator fundamental na gênese da síndrome metabólica que determina obesidade visceral, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.
Nós somos o que ingerimos, pois é o alimento que contrói os tecidos de nosso corpo e propicia a energia para todos nossos processos vitais. A alimentação é, portanto, o fator controlável mais importante para nossa saúde.
Atividade física: Faça, de forma regular, caminhada ou outra atividade física. Vida é movimento.
O homem evoluiu nas florestas e savanas, onde passou 99% de sua existência. Só muito recentemente passamos a viver em povoados e cidades.
Mas nossa biologia continua moldada para caminhadas diárias nas florestas à procura de alimentos naturais. O movimento em qualquer local é benéfico. Mas o ideal é praticar a atividade para a qual a evolução nos moldou: caminhada na natureza. A caminhada é a atividade física mais característica e natural do homem e a mais recomendada por não exigir muita preparação física e ainda assim me-lhorar significantemente a qualidade de vida.
A natureza não é um luxo, mas uma necessidade do corpo e da mente humana.
Fomos moldados para viver na natureza e a vida no ambiente artificial das cidades deixa as pessoas com maior propensão a doenças físicas e mentais. Vários trabalhos científicos comprovam que caminhada ao ar livre ajuda a emagrecer, previne doenças graves, ajuda o sistema imunológico, melhora a disposição, previne o estresse, a ansiedade e a depressão, melhora a qualidade do sono, melhora o foco e aumenta a criatividade.
Quem hoje não tem tempo para cuidar da saúde, no futuro será obrigado a ter tempo para cuidar de doenças ou ter seu tempo de vida precocemente interrompido.
Dr. Sebastião Gusmão
Professor Titular de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG
Tel: (38) 3531-4016