Toledo, magia medieval na Espanha!
19.11.2019
Toledo, uma das mais encantadoras cidades medievais da Europa, foi uma das capitais da Espanha. Seus prédios, pontes e ruelas revelam, como em um filme, as influências da cultura árabe e da arquitetura gótica cristã, além de ser rodeada por exuberante beleza natural em sua periferia.
Desde o século IV antes de Cristo, Toledo já era famosa pela alta qualidade do aço que produzia. Ali se fabricavam as melhores espadas, armaduras e utensílios, que armaram as conquistas de romanos e cartagineses. Fama que mantém até hoje, como a produção de objetos de decoração e souvenir para turistas.
O sapato é o melhor veículo para se perder em Toledo. A primeira atração é a estação de trem. Construída com influências árabes, com um enorme relógio na torre, as janelas e vitrais revelam a mistura das culturas árabe e cristã impregnadas na alma desse povo cheio de personalidade. Entra-se na cidade pela Puente de Alcântara, de onde se avista de baixo a imponência do núcleo urbano. Imagem linda... O visitante não resiste ao registro das primeiras fotos para não se esquecer desse lugar.
A Puerta de Doce Cantos nos transporta a uma viagem no tempo e nos leva ao Palácio de Alcázar, construído pelos romanos no século III, no topo da montanha. Suas torres, que podem ser vistas à distância, revelam o poder, posteriormente transferido aos árabes e, em seguida, aos cristãos. Ao redor do Palácio, o Paseo Del Carmen, o parque com um mirante na ponta da rocha, oferece uma vista do rio Tejo (Tajo, em espanhol).
A Catedral de Toledo é a maior referência do centro da cidade. Esteve nas mãos dos mulçumanos durante a invasão árabe, quando foi transformada em mesquita. Depois de retornada aos cristãos no século XXI, o templo foi convertido em catedral e reconstruído na imponente arquitetura gótica, um retrato da poderosa Igreja Católica. Em volta da Catedral, ruas estreitas repletas de restaurantes, bares, cervejarias e lojas de antiguidades completam o ambiente histórico desse lugar mágico.
A praça El Ayuntemento é onde pulsa a cidade e ocorrem os principais eventos públicos. Um belíssimo prédio de duas torres abriga a prefeitura, instalada em frente à Catedral. O pintor El Greco também deixou suas marcas nas igrejas e antigos mosteiros. O museu Casa de El Greco, um prédio renascentista, abriga uma rica coleção de sua obra e reconstitui o universo desse gênio. Um destino inesquecível.