NATUREZA E MOVIMENTO


11.07.2019

O homem evoluiu nas florestas e savanas, onde passou 99% de sua existência. Só muito recentemente passamos a viver em povoados e cidades. Mas nossa biologia continua moldada para caminhadas diárias nas florestas à procura de alimentos naturais.

Hoje temos grande quantidade de alimentos artificiais (beneficiados e processados) ao alcance das mãos, e os rápidos meios de transporte quase que aposentaram nossas pernas. Passamos a ser sedentários e a ingerir alimentos não adequados à nossa espécie. Esse estilo de vida é responsável pelas várias epidemias que acometem o homem moderno: obesidade, diabetes, hipertensão arterial, dores na coluna, doenças cardiovasculares e muitas outras. A solução dessas epidemias é simples: movimento e alimentos naturais. Ou seja, usar os corpos que herdamos da maneira como evoluíram para ser usados. O movimento em qualquer local é benéfico. Mas o ideal é praticar a atividade para a qual a evolução nos moldou: caminhada na natureza. A caminhada é a atividade física mais característica e natural do homem e a mais recomendada por não exigir muita preparação física e ainda assim melhorar significantemente a qualidade de vida.

 A natureza não é um luxo, mas uma necessidade do corpo e da mente humana. Fomos moldados para viver na natureza e a vida no ambiente artificial das cidades deixa as pessoas com maior propensão a doenças físicas e mentais. Vários trabalhos científicos comprovam que caminhada ao ar livre ajuda a emagrecer, previne doenças graves, ajuda o sistema imunológico, melhora a disposição, previne o estresse, a ansiedade e a depressão, melhora a qualidade do sono, melhora o foco e aumenta a criatividade.

 A água (onde surgiu a vida) tem papel no nosso bem-estar psicológico devido aos íons negativos, que são antidepressivos naturais. Portanto, caminhar perto de rios e lagos é muito benéfico para a saúde emocional. Se der um mergulho, os benefícios se multiplicam, já que os vasos sanguíneos se dilatam pela água fria, o que estimula o corpo a expulsar as toxinas e a liberar endorfinas para se sentir bem.

Caminhar ao ar livre é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde física e mental. O passado do corpo humano foi moldado pela evolução por meio da seleção natural, mas o futuro de seu corpo depende de como você o usa.

Vida é movimento. Quem hoje não tem tempo para movimentar-se, no futuro será obrigado a ter tempo para as doenças ou ter seu tempo de vida precocemente interrompido.

Um antigo provérbio chinês ensina que para viver com saúde devemos ter a cabeça fria, o estômago leve e os pés quentes. A caminhada na natureza propicia estes três requisitos.

Dr. Sebastião Gusmão

Professor Titular de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG

Tel: (38) 3531-4016

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.