Editorial Julho/19: Com o calor do coração


11.07.2019

Chegamos a metade do ano de 2019 entre festas, festejos, celebrações e comemorações. Bom ver e comprovar que a alma de Minas resiste. Contra tudo e contra todos, nossas tradições mais verdadeiras ainda estão vivas dentro e fora de nós, pelas ruas, ladeiras, praças e esquinas desse imenso país. Isso sim é motivo de orgulho para nós, pois somos parte de um povo que tem valores, crenças, história, e um respeito profundo pela cultura, o berço onde nascemos e vivemos.

Aqui reportamos um pouco dessa histórica, como a bela “Festa do Rosário no Serro, que se confunde com a história do povo brasileiro. Em Minas, a cidade de Serro se destaca na perpetuação dessa celebração tipicamente brasileira, uma das mais autênticas manifestações de fé, tradição e cultura popular em nosso país. Pobres e ricos, poderosos e humildes se unem na fé e nas tradições, em uma belíssima narrativa alegórica da fusão dos povos que formaram a nação brasileira: o índio, o português e o africano. Tradicionalmente realizada no primeiro domingo de julho, neste ano a Festa do Rosário aconteceu entre os dias 28 de junho a 08 de julho. Mas a preparação do espírito de fé da Festa tem início na semana anterior, na Novena a Nossa Senhora do Rosário”. A bem da verdade, o espírito de Minas resiste.

Do Serro também vem a informação que cidadãos e cidadãs representantes de diversos segmentos da comunidade, que compõem o Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo do Serro, se reúnem para finalizar o documento oficial do Município. A pauta da reunião realizada no dia 26 de junho de 2019 incluiu a organização do método de trabalho, a fim de definir, da melhor forma, as prioridades, as eventuais correções e as adaptações de linguagem técnica no documento. A equipe multiparticipativa promete finalizar os trabalhos no menor prazo possível.

De Diamantina vem a boa-nova do resgate histórico do sabor e do saber. Nos dias 18, 19 e 20 de julho, auge da temporada de inverno em Diamantina, a cidade histórica que comemora seus 20 anos do Título de Patrimônio Cultural da Humanidade realizará o 2º Festival Artesanal de Diamantina - Cervejas, Queijos & Vinhos. O evento reunirá produtores do município que irão expor seus produtos artesanais e contará com roteiros turísticos de vivências pelas cervejarias artesanais, fazendas, casas de queijos e vinícolas, além de workshops, shows musicais e toda a oferta cultural da cidade.

Em Conceição, além do primeiro Festival de Inverno, o Comida da Roça promete, uma vez mais, agitar os distritos da cidade, com o melhor da culinária mineira. Em Conceição também aconteceu um simulado de rompimento de barragem, exercício realizado em comunidade que está na rota de rejeitos de uma barragem da empresa Anglo American.

As colunas dessa edição estão ótimas, informativas e esclarecedoras. Vale muito e pena conferir.

Que não seja inverno em nossos corações, uma boa leitura a todos.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.