Editorial Junho/19: Inverno aquecido em Minas


14.06.2019

E o inverno segue quente em Minas. Aquecido pelo calor de nossas festas e por nossa tradicional culinária, cheia de caldos, fogueiras, folguedos e muito quentão. É assim que começa o Jubileu do Senhor de Bom Jesus de Matosinhos, em Conceição do Mato Dentro, que neste ano chega a sua ducentésima trigésima segunda edição, recebendo devotos, romeiros, turista e cavaleiros do Brasil inteiro, em uma das mais tradicionais festas religiosas do Brasil. A programação dos shows está em destaque nesta edição.

Em sua busca incessante pela cidadania, a Câmara Municipal do Serro instituiu a Ouvidoria do Povo, para atender diretamente às demandas de toda população do município. As ouvidorias públicas são um instrumento da cidadania e serão pilares fundamentais de sustentação das democracias modernas.

Outra boa notícia é que o prefeito do Serro, Guilherme Simões, ampliou a autonomia dos conselhos municipais estimulando-os a participarem diretamente na análise e discussão sobre os principais temas de interesse geral do município. O objetivo é ouvir a comunidade e descentralizar as macros decisões sobre o futuro do município, de forma a implementar políticas públicas de acordo com as reais demandas da comunidade, representada pelos conselhos municipais.

A Academia Brasileira de Letras homenageou os 90 anos de José Aparecido de Oliveira. Considerado em vida como o melhor mineiro do mundo, José Aparecido de Oliveira foi lembrado e reverenciado por amigos e admiradores no Rio de Janeiro, na consagrada Casa de Machado de Assis.

Os artigos sempre atualizados, como o bom questionamento do economista Jader Viana, na página 6; e a dica de viagem do Paulo Queiroga, na Europa eterna. Dr. Gusmão trata do aneurisma cerebral e seus cuidados. Petrônio Souza afirma que o Ciclo do Ouro não foi um ciclo econômico, mas uma civilização. Vale a pena conferir.

Para finalizar, estão abertas as inscrições gratuitas para o “Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais”. O evento acontecerá em Ouro Preto nos dias 11 e 12 de julho, e o tema desta edição é: "Cidades históricas e seus entornos: a sustentabilidade e a resiliência vão além de seus núcleos urbanos". O Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais chega a sua terceira edição em 2019 e é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto (PROEX e DEURB), Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) e Cátedra da UNESCO-UFOP, que tem como objetivo central contribuir com a formulação e consolidação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do turismo e a capacidade de resiliência das Cidades Históricas de Minas Gerais, através de debates e capacitações em temas das dimensões socioculturais, ambientais e econômicas. As inscrições podem ser feitas no Portal: cidadeshistoricasdeminas.com.br.

Uma boa leitura a todos!

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.