NOTÍCIAS > Cultura
NOTÍCIAS > CIDADES > Conceição do Mato Dentro
Editorial Maio/19: A boa e velha política de sempre
13.05.2019
Na contramão da política nacional, essa que cada dia mais nos mostra o enfretamento no campo ideológico, a divergência entre os poderes, o distanciamento dos debates, e o completo aparelhamento do Estado, a Câmara Municipal do Serro vem nos dar um alento, nos revelando que a boa e velha política ainda existe em nosso país. A política da ética, da busca pelo bem comum, pela boa convivência e pelo comprometimento de uma vida melhor para todos, independentemente de credo, cor, raça, ideais ou engajamento político. Por isso registramos o belo exemplo, como destacamos na matéria, que “não é de hoje que a Câmara Municipal do Serro vem sendo o orgulho de toda a população do município. Agora vem o episódio do repasse de verba para a gestão municipal, objetivando exclusivamente a manutenção dos trabalhos na área da saúde, que impactam diretamente na vida da família serrana”. Essa é a política que conhecemos, que fez Minas Gerais uma referência nacional e deu ao Brasil Juscelino Kubistchek de Oliveira, Teófilo Ottoni, João Pinheiro, entre tantos homens que fizeram a política de Minas e a história do Brasil. O Brasil será renascido pelos valores que ele preserva no interior de sua gente, os valores verdadeiros.
Nessa mesma toada, reportamos nessa edição que a agricultura familiar, o associativismo e solidariedade no Serro ganham força e promete transformar a realidade e as condições de vida de suas famílias. Há quase um ano, em julho de 2018, o prefeito do Serro, Guilherme Simões, anunciou o início das ações que culminariam no programa de valorização da agricultura familiar, por meio do cooperativismo e associativismo solidário. Essa é a alma do verdadeiro Brasil, do compartilhamento de sonhos e ideais.
Diante de tantas dificuldades, é bom ficarmos atentos com a depressão, como destaca o artigo do dr. Gusmão, que alerta que a depressão é doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor. No Brasil, a estimativa é que 6% da população apresente a doença. Outra boa pedida dessa edição e a saborasa coluna da Chef Eloisa, que entre memórias nos lembra como fazer a boa costelinha mineira, aquela dos tempos de nossas avós. Queiroga faz um dos caminhos mais reverenciados do mundo, o de Santiago de Compostela, uma verdadeira peregrinação na cultura da Espanha. Jader Viana nos brinda com dados da Economia, com clareza e prudência diante do momento atual que passa nosso país. E para finalizar, o oportuno artigo do jornalista Petrônio, que nos lembra que a nossa Minas é do ouro e não da lama que insiste em soterrar a nossa história.
Com uma homenagem especial para os Dia das Mães na capa desta edição, desejamos a todas as mães mineiras todas as bençãos do mundo, pois elas têm o dom de dar a vida e de cuidar do bem maior de nossa existência: a família!!!
Uma boa leitura a todos, e um abençoado Dia das Mães.