Santiago de Compostela, peregrinação e cultura na Espanha
13.05.2019
Capital da Galícia, a cidade é o ponto final do Caminho de Santiago, uma das mais conhecidas peregrinações cristãs do mundo, perdendo apenas para Roma e Jerusalém. O centro histórico, um dos mais preservados da Europa, fervilha cultura. A multidão que visita o túmulo de Santiago Zebedeu (o Apóstolo Tiago Maior) e assiste à Missa do Botafumeiro, de recepção aos peregrinos, envolve uma mistura de etnias, harmonizando o misticismo católico com muitas histórias e experiências pelas ruas.
A cidade foi fundada no século IX. Com a descoberta dos restos mortais do Apóstolo Tiago, por volta do ano 812, Compostela passou a atrair peregrinos. Roma estava em queda e a invasão mulçumana da Península Ibérica dificultava o acesso a Jerusalém. A imensa Praça de Obradoiro é um dos principais pontos turísticos e um lugar simbólico de chegada. O peregrino ali sente o prazer do dever cumprido, restaura o corpo, a alma, e admira toda aquela movimentação de pessoas compartilhando a mesma atmosfera.
Tanto o centro histórico quanto o próprio Caminho de Santiago são considerados Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. A Catedral, com uma larga história de reformas, hoje possui características barrocas de rara beleza, bem ao estilo da Península Ibérica.
A concha de vieira é o símbolo do Caminho de Santiago. Outro símbolo da cidade e do Caminho são os cajados, acessório indispensável ao peregrino. Não deixe de experimentar a famosa Torta de Santiago, feita de nozes. O preço varia com a proximidade ou não da Praça da Catedral. O mesmo acontece com os licores da região. Ambos deliciosos.
Quem faz o Caminho de Santiago recebe uma espécie de passaporte que deve ser carimbado pelo menos duas vezes ao dia pelas igrejas, alberques e restaurantes. Existem pelo menos dez percursos diferentes considerados como o Caminho de Santiago. Mas são quatro os principais: o caminho francês, que entra na Espanha por Roncesvalles e de lá segue por cerca de 800 quilómetros até Compostela.
O caminho Português, a partir da Cidade de Porto, passando por Barcelos, Ponte de Lima e Valença. O caminho Inglês parte de Ferrol e se estende por aproximadamente 120Km. E tem ainda o caminho da Prata, com saída de Sevilha (Espanha), passando por Chaves e Ourense. Esse é o mais longo deles e considerado o caminho primitivo.
A melhor forma para quem sai do Brasil para conhecer Santiago de Compostela é via Portugal, a partir da cidade de Porto. Para os menos fervorosos na fé ou mais preguiçosos, o caminho de carro é super agradável. De toda forma, Compostela é destino que não se esquece.