Jogos da Quaresma do Serro completam 32 anos
Edmara de Castro Ferreira, conhecida como Dadá, levantando a taça de campeã pelo Serro Tênis Clube, no Futsal Feminino adulto
16.04.2019
Campeonato de esporte multimodal teve sua primeira edição em 1988
Quando os cidadãos serranos decidem por ações que abrangem toda a comunidade, sempre levam muito a sério o que fazem. Foi dessa vontade e união para um objetivo comum que surgiram, em 1988, os Jogos da Quaresma.
O então prefeito da cidade na época, dr. José Monteiro, nomeou Rui Machado para assumir a coordenação do Campeonato, dando sequência à ideia de seu vice-prefeito, Adelmo Lessa, que foi um grande desportista da cidade.
Assim nasceu o Campeonato para estimular a população jovem a prática de diversas modalidades esportivas e aproximar as famílias serranas por meio do esporte e do lazer. Nesse mesmo lastro, o campeonato preenchia a lacuna de atividades coletivas durante a Quaresma.
Após o sucesso da primeira edição, houve uma expansão das modalidades e categorias. Do futsal juvenil e adulto passou-se para uma competição multimodal, incluindo o vôlei, o basquete e handebol. Em alguns anos, houve até campeonato de truco e de peteca. Acrescentou-se também as categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulto e ainda a inclusão de times femininos nas disputas.
Com o passar dos anos, o campeonato foi se tornando mais complexo. Seu regulamento foi ampliado e as normas se tornaram mais explícitas e organizadas. Ennio Flávio Nunes, ex-técnico de futsal e servidor municipal, esteve à frente da Praça de Esporte durante18 anos e conta um pouco da grande repercussão do campeonato na comunidade de Serro: “A participação do público sempre foi enorme em animação e número de presentes. Antes da reforma do Serro Tênis Clube, a arquibancada era pequena e as pessoas se sentavam nos barrancos, ao redor das quadras, para ter melhor visão do jogo.A média de público em todos os jogos girava perto de 700 pagantes. Nas grandes finais, o público atingia 1.200 pagantes. Em algumas edições o comércio do Serro doava uma bicicleta para ser sorteada ao público”, rememora emocionado Ennio Flávio.
A abertura dos eventos ocorre com o desfile das equipes, seguido do acendimento da pira, feito por algum atleta de destaque ou personagem marcante da História serrana, passando pelo juramento dos atletas, sempre com a presença do prefeito Municipal, que declara o início da competição acompanhando de outras autoridades. A Centenária banda Santíssimo Sacramento esteve presente em várias edições, dando brilho e alegria nas aberturas do Campeonato. Uma solenidade digna de grandes realizações esportivas.
Pelas quadras do Serro Tênis Clube passaram grandes equipes, como o Trintão, Serro Tênis Clube, Gambá, Desgovernado, Dínamo, Pedro Lessa, Praça de Esportes – Diamantina, Toca Fácil – Conceição do Mato Dentro, Gouveianos, Ausentes, Milho Verde entre muitos outros campeões que jogavam bonito e mostravam sua raça. Equipes de Vôlei masculino de Guanhães e de Sabinópolis jogavam e encantavam as quadras. Times femininos de Diamantina, Gouveia, Guanhães e Serro, foram campeãs por diversas vezes.
A 32ª edição dos Jogos da Quaresma do Serro em 2019 inclui handebol, basquete, peteca e futsal. No futsal as categorias são feminino e masculino adulto, veterano masculino, juvenil masculino e feminino e pré-mirim, mirim e infantil masculinos. No handebol são as categorias masculina e feminina.
Nesta edição participam 10 cidades em um total de 1.080 atletas, entre Serro, Diamantina, Alvorada de Minas, Diamantina, Felício dos Santos, Guanhães, Gouveia, Presidente Kubitscheck, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Sabinópolis.
Os Jogos da quaresma envolvem o trabalho apaixonado de 26 servidores, 7 seguranças e 10 árbitros das cidades do Serro, Diamantina e Guanhães, e 3 equipes de enfermagem.
A média de público por final de semana gira em torno de 1.200 pessoas, o que demonstra o sucesso da permanente construção da história de Serro, que une a população e promove a integraçãoda cultura regional por meio do esporte e do lazer.