Alunos da Rede Municipal de ensino de Diamantina participam de projeto sobre a memória do carnaval da cidade


15.03.2019

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa “De olho no Patrimônio”, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, desenvolveu nos CMEIS e escolas da rede pública de educação o projeto “Memória do Carnaval de Diamantina’

O projeto foi proposto pelos professores que atuam no Programa Pedagógico de Educação Patrimonial, com o objetivo de estimular a aprendizagem e garantir novos conhecimentos que contribuirão para o processo de pertencimento cultural dos alunos com a produção de um trabalho sistematizado, conscientizando as crianças do acesso a conhecimentos formados historicamente e, ao mesmo tempo, promovendo a formação como agente histórico e produtor de cultura. A partir da interação, as crianças descobrem o outro e experimenta e cria novos significados para a sua inserção no mundo que a cerca. 

O município de Diamantina apresenta um cenário histórico propício ao desenvolvimento da identidade carnavalesca do município. As brincadeiras, fantasias, composições musicais, blocos e escolas de samba que percorrem (e percorreram) as ruas, ladeiras e becos da cidade fazendo jus ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Muitas delas fazem parte da vida de todos e já foram estudadas e vivenciadas pelos alunos das escolas e CMEIS durante esses dias.

Como culminância do projeto, os alunos confeccionaram máscaras e adereços com os supervisores, professores, educadores, oficineiros e carnavalescos. Ao som de bandas, e ao lado de foliões, famílias e amigos dos CMEIS e escolas, os alunos caíram na folia e experimentaram o melhor do nosso carnaval, com marchinhas, charangas, confetes e serpentinas, blocos e brincadeiras, envolvidos por uma alegria contagiante.

O “Memória do Carnaval de Diamantina” é a concretização da parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura, Turismo e Patrimônio, contribuindo para o fortalecimento e preservação do patrimônio histórico imaterial da nossa gente.

Fonte: Site da prefeitura de Diamantina

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.