Amsterdam, capital financeira e cultural dos Países Baixos


Central Station Dam

15.02.2019

A Holanda tem uma ligação histórica com o Brasil. Por pouco, não nos tornamos colônia dos holandeses. Entre os anos de 1630 e 1654 os holandeses ocuparam boa parte do Nordeste brasileiro.

A cidade de Amsterdam não é grande. É agradável caminhar pelas ruas, à beira dos canais e dos cafés, um lindo cenário. A língua oficial, o holandês, lembra o alemão. Para nós seria mais fácil aprender o idioma marciano. Mas, não tem problema. Todo mundo fala inglês e o comércio se ajeita com o espanhol, o que facilita para nosotros.

Os preços de bares, restaurantes e hotéis em geral não são baratos. Mas, como é uma cidade turística, tem serviços para todos os gostos e bolsos. Uma boa dica é comprar o Amsterdam City Card, válido por 72 horas, que dá acesso ilimitado ao transporte público, entrada em praticamente todos os museus da cidade, além de descontos em lojas e restaurantes.

No percorrido a pé no centro turístico, comece pela Central Station Dam, uma praça enorme, ponto central para outros pontos turísticos, como a praça Reembrandt, o mercado das flores, a mais antiga bolsa de valores do mundo e uma das mais lindas atrações, que são os canais históricos. Existem mais de 40 museus na cidade. Museus de arte, de história e até um museu dentro de uma casa-barco, bem tradicionais dos canais. O Museu Van Gogh, o Museu de Amsterdam, a Casa de Anne Frank e os coffee shops atraem mais de 5 milhões de turista ao ano.

Destaque de gosto discutível, mas, nem por isso, menos atrativo para turistas, é o Red Light District. A área é famosa pelas garotas expostas nas vitrines para prostituição, profissão regulamentada e protegida pelo Estado. Conheço casos de brasileiros que entraram em “roubadas” nesta região, mas gosto é gosto, e o que atrai turista é a novidade.

O passeio de barco pelos canais é um atrativo imperdível. O passeio dura uma hora e inclui o áudio-guia explicando curiosidades sobre os canais e os locais por onde passa. Outro programa agradável é pedalar pelas ruas planas dos canais. Existem 881 mil bicicletas na cidade. Praticamente, toda a população utiliza a bicicleta como meio de transporte.

No entorno de Amsterdã um bom passeio é na cidade de Haia, capital política da Holanda. Um dos principais pontos turísticos é o Tribunal Internacional de Haia, onde o intelectual e jurista brasileiro Ruy Barbosa proferiu seu lendário discurso. Conhecer e visitar Amsterdam é interagir com a riqueza desta parte norte da Randstad,uma das maiores aglomerações urbanas da Europa. “Bon reis”.

O Groening Museum é considerado um dos principais museus da cidade. Suas obras retratam a riqueza da arte flamenga.

Como se trata de cidade de vocação quase que exclusivamente turística, os preços em hotéis e restaurantes variam de acordo com a temporada. O ideal são os períodos de baixa temporada ou dias úteis da semana. Nos fins de semana tudo fica inflacionado, inclusive o número de turistas. Mas, Bruges é inesquecível.

Paulo Queiroga

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.