Serro: Racionalização do transporte escolar
Jéssica Amaral, Setor de Licitação; Drª Mª Cristina Nunes Mesquita da Cunha Pereira, Procuradora Jurídica; Juscele Agnes Rodrigues e Silva Miranda, Secretária Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento; Gabrielle Miranda, Setor de Licitação; Gu
15.02.2019
Prefeitura do Serro moderniza operação de transporte escolar
Visando maior eficiência do transporte escolar no Serro, o prefeito Guilherme Simões promoveu mudanças na operação do serviço prestado aos alunos da rede pública. O objetivo é racionalizar o transporte escolar para garantir a eficiência de custos e a transparência do serviço na sede e nos distritos do município do Serro, além de garantir atendimento a todos os alunos serranos.
As novas medidas são resultado do entendimento de 62 prefeitos e representantes de 75 municípios, que estiveram em reunião com as Superintendências Regionais de Ensino – SRE - de Diamantina, Teófilo Otoni, Guanhães, Almenara e Araçuaí.
Os executivos municipais se reuniram no dia 31 de janeiro para pressionar o governo Estadual a buscar soluções para o impasse gerado pelo atraso, por parte do Estado, dos repasses dos recursos destinados aos municípios, que comprometeu o planejamento do calendário letivo de 2019.
A partir das negociações dos prefeitos, o governo do Estado se comprometeu a repassar, de imediato, duas parcelas dos recursos em atraso e já negociou o débito deixado pelo governo anterior, em 2018, a ser quitado em parcelas no decorrer deste ano.
Programa de Transporte Escolar - PTE
Também estava na pauta da reunião dos prefeitos com os representantes das SREs, o Programa de Transporte Escolar – PTE, que incluiu a aprovação por membro do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, de que municípios façam sua adesão ao consórcio criado em âmbito regional, para centralizar a gestão do transporte escolar e promover um controle mais eficaz da frota e das rotas nos municípios aderentes.
O diretor da empresa vencedora da licitação e o representante do consórcio promoveram uma reunião com os fornecedores de transporte escolar em Serro, para exporem as alterações no serviço e tirar dúvidas sobre a nova modalidade de fornecimento de transporte a ser implantada, de imediato, nas 42 rotas atendidas no município. A reunião ocorreu na Secretaria Municipal de Educação, no dia seis de fevereiro.
Entre as novidades, a empresa licitada passa a ser responsável pelo gerenciamento de toda a frota no município, além de arcar com os custos de um seguro de vida para cada aluno atendido pelo transporte escolar.
Para Guilherme Simões, o consórcio representa um grande avanço para os municípios aderentes, tanto do ponto de vista da gestão do serviço fiscalizando o transporte por meio de tecnologia de GPS e racionalizando as rotas, o que assegura a transparência, quanto aos benefícios trazidos para o aluno, em especial, o seguro de vida.
“Além da expressiva redução de custos e corrigir eventuais falhas na gestão do transporte escolar, o consórcio trará mais eficiência no serviço para o aluno, foco prioritário da administração municipal” assegurou o prefeito. “No nosso caso, levamos também em consideração, na forma da lei, os habituais fornecedores de transporte no Serro, adequando-os ao novo formato, de forma a não haver impacto negativo com cortes de contratações, outra preocupação da administração municipal”.
“Com as alterações implantadas, temos a convicção de que estamos promovendo um avanço definitivo na eficiência e na transparência dos serviços de transporte escolar em nosso município. Este é, seguramente, um passo significativo na gestão pública”, completou o prefeito Guilherme Simões.