Conceição do Mato Dentro Comemora seu aniversário com a reabertura da Matriz Nossa Senhora da Conceição


José Fernando, Prefeito de Conceição do Mato Dentro

18.12.2018

Com sua alma restaurada, a cidade de Conceição comemorou seu aniversário da melhor forma, com celebração e agradecimento, pois tudo começou ali sob as benção de Nossa Senhora da Conceição

E foi com a mensagem do prefeito Zé Fernando que Conceição celebrou seu aniversário, em discurso que transcrevemos para ficar na memória, nesta data tão especial, que não se perde mais. Essa publicação é, sobretudo, uma homenagem a Conceição do Mato Dentro e seu povo, mineiros de melhor cepa. A mensagem lida durante a solenidade na Igreja Matriz segue abaixo, na íntegra:

“Hoje – nessa manhã dos dia oito de dezembro de 2018 - meus amigos conceicionenses e visitantes, eu me uno a todos os corações que estão emocionados com a reabertura da Igreja Matriz. Eu acho até que se eu soubesse cantar, entoaria aqui agora a Romaria de Renato Teixeira. Mas, eu não sei cantar. Rezar eu sei e rezaria hoje com os olhos. “Meu olhar, meu olhar, meu olhar”! Nossos olhares! Sobre a grandiosidade da beleza que o restauro desse templo nos revelou. “Beleza tão antiga e tão nova !” Beleza aqui depositada pelas mãos de artistas lá pelos anos 1700, ocultada posteriormente embaixo de muitas camadas de tinta no século 20 e de novo desvelada pelas mãos amorosas e precisas dos restauradores da Cantaria entre os anos de 2012 a 2018. Toda essa beleza antiga e nova, extasia e encanta o nosso olhar de tal forma que é capaz de elevar nosso pensamento a Deus – Verdadeiro Artista e Criador de todas as coisas, Verdadeira “Beleza tão antiga e tão nova”, como disse o Bispo de Hipona.  

Mas, já que há um certo discurso a se fazer... o que dizer?

Como expressar Beleza em palavras?

Obrigado – é a única palavra da nossa linda Língua Portuguesa que me vem à mente!

Obrigado, meu Deus!

Obrigado, Senhora da Conceição!

Obrigado, antepassados todos, que iniciaram tudo isso!

Obrigado, contemporâneos todos, que contribuíram para isso!

Nesse belíssimo templo – erigido pelo bandeirante e devoto Gabriel Ponce de Leon – há um pouco de cada um de todos nós. Em percentuais distintos e condizentes com o papel de cada um e com a fase vivida da história na época, mas, com certeza, há uma parte de todos nós: Portugueses, brasileiros, conceicionenses, visitantes, bandeirantes, artistas, fiéis devotos, construtores, bispos, padres, freis, freiras e consagrados, mineradores do ouro e mineradores do minério de ferro, empresas, administração pública, Ministério Público, instituições, IEPHA, IPHAN, profissionais diversos e o povo em geral. Portanto – a comunidade inteira.

Há pouco tempo atrás, nesse adro havia uma placa de obra da Anglo American com os dizeres:  

“O QUE ESTAMOS FAZENDO AQUI FAZ TODA A DIFERENÇA PARA A TRADIÇÃO DA COMUNIDADE. “

E é isso mesmo. O reerguimento da Matriz faz diferença. E diferença para a comunidade inteira. Para a tradição da comunidade. Tradição que é também Cultura.

Meu pai – José Aparecido de Oliveira – na época à frente do Ministério da Cultura, dizia que “A cultura de um povo é o único poder capaz de resgatar a sua fisionomia espiritual e manter a sua identidade.”

O que antes havia oculto embaixo dessas tantas camadas de tinta e que nos foi trazido à luz pelo restauro, é a nossa própria fisionomia espiritual, nossa identidade, nossa cultura, nossa fé e história, ou seja, um pouco de todos nós mesmos. A Matriz já é, por si só, símbolo dessa Cultura, dessa História, dessa Fé e dessa Tradição! E, a meu ver, agora com todo esse envolvimento conjunto de tantas pessoas e tantos setores da sociedade ela se torna também, Símbolo de União.

União que é para nós, motivo de Alegria!

Motivo de Esperança!

Eu me sinto muito alegre, muito feliz e esperançoso – e posso imaginar que todos vocês também – por hoje, nesse 08 DEZ 2018 – Aniversário de 316 anos de nossa cidade – estar aqui como gestor municipal, vivenciando a reabertura da Igreja Matriz de Conceição do Mato Dentro.

A Matriz ainda nos surpreende quando se revela – como dizem os especialistas – uma joia do barroco mineiro, adquirindo uma importância das mais significativas entre as igrejas barrocas de todo o Brasil. Isso certamente potencializará ainda mais o turismo religioso que já ocorre, e que pretendemos valorizar, junto com o turismo cultural e ecológico, como fonte de renda em nossa CMD, gerando desenvolvimento, trabalho, justiça e dignidade para todos. Como gestor público, percebo também a reabertura da Matriz como uma força para nossa cidade se firmar cada vez mais como Capital Mineira do Ecoturismo.

Pessoalmente, a Matriz me traz boas e fortes lembranças. O meu pai – que já citei aqui – via na Cultura, a alma de um povo e de um lugar, e, junto com minha mãe, minha irmã e toda família sempre teve, na sua ligação com Deus, com o Senhor Bom Jesus de Matosinhos, um profundo amor e veneração por Sua Mãe – A Virgem Maria, Nossa Senhora.

Na presença de tão ilustres e queridos membros do clero, não posso me atrever muito em Teologia, mas, sabendo que “Na Virgem Maria tudo se refere a Cristo e dEle depende...e que Ela é a aurora que precede o Sol da Justiça”, a Ela elevo, não o meu canto, que, como disse no início, não sei cantar; mas, elevo a minha prece, concluindo as minhas palavras:

Senhora, que a união de forças que nos permitiu o reerguimento desse belo templo de pedra, mantenha-se entre nós, tornando-nos templos vivos, independente de cor, sexo, idade, crença, capacidade  ou classe social. Independente da forma que escolhermos para nos religarmos a Deus – que estejamos sempre unidos – para que essa reabertura da Matriz hoje, seja para nós, aurora de um novo tempo, novos e melhores tempos de

AMOR e PAZ, de  
PROSPERIDADE e FRATERNIDADE
para nossa CMD, o Brasil 
e o mundo inteiro.
Muito obrigado!”

José Fernando, Prefeito de Conceição do Mato Dentro

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.