Embaixadores do Bem: programa de voluntariado da Anglo American beneficia mais de 14 mil pessoas


26.08.2025

Com objetivo de incentivar seus empregados a compartilharem habilidades e talentos para atuação nas comunidades em que vivem e trabalham, a Anglo American desenvolve o programa de voluntariado Embaixadores do Bem. Lançada no Brasil em 2019, a iniciativa já envolveu mais de 600 profissionais da companhia, que, ao se engajarem como voluntários, contribuem para o desenvolvimento da região que acolhe o empreendimento Minas-Rio.

Contando com a participação direta dos empregados e o aporte financeiro da Fundação Anglo American, o programa já realizou 177 projetos, beneficiando mais de 14 mil pessoas, por meio de iniciativas voltadas para áreas do meio ambiente, saúde, educação, renda, cultura e bem-estar. Entre os municípios contemplados, estão Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Santo Antônio do Grama e Serro (MG).

“Iniciei minha trajetória como voluntária no Embaixadores do Bem em 2021, ainda no contexto da pandemia. Como assistente social e professora, senti o desejo profundo de usar minhas habilidades para apoiar crianças e adolescentes que estavam isoladas em casa, muitas sem acesso a estímulos, cuidado e acolhimento. Desde então, participei e escrevi projetos que impactaram positivamente a vida de muitas pessoas. Já atuei em nove iniciativas, sendo três já concluídas, duas em curso e três aguardando recursos. O voluntariado me transformou: fortaleceu meu propósito, ampliou minha empatia e me mostrou, na prática, que pequenas ações geram grandes mudanças”, revela Bruna Pimenta, analista de Reassentamento da Anglo American, que atua em Conceição do Mato Dentro.

No município de Santo Antônio do Grama, o engenheiro de Manutenção do Mineroduto da Anglo American, Tobias Campos, também busca contribuir com a comunidade. “Tudo começou de forma simples, mas cheia de significado: ao ver o cuidado que meu filho, com apenas 3 anos, tinha com sua bolsinha de lápis, nasceu a ideia de transformar uniformes usados em bolsinhas escolares. O que era apenas um gesto carinhoso se transformou em um projeto duradouro e cheio de propósito. A interação com as crianças me inspirou profundamente, e a dedicação da equipe, com suas ideias criativas e seu olhar acolhedor, foi essencial para tudo acontecer”, ressalta o voluntário.

Conheça mais sobre as iniciativas do programa Embaixadores do Bem na aba Sustentabilidade/Comunidades do site: www.angloamerican.com.br.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.