Sucesso marca projetos do Grupo Meninas de Sinhá por Minas
22.10.2018
Oficinas, shows e palestras foram realizados ao longo do ano por meio de projetos incentivados e fizeram a diferença por onde passaram.
O ano está chegando ao fim e mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelo setor cultural em todo o país, o Grupo Meninas de Sinhá só tem a comemorar. 2018 foi um ano de importantes realizações sociais, tanto em Belo Horizonte quanto no interior do Estado.
Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião, projeto que tem incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da CEMIG, leva oficinas e shows para cidades do interior de Minas Gerais. Foram contempladas as cidades de Peçanha, Montes Claros, Itabira, Mutum e, finalmente, a última cidade a receber o projeto será o Serro. Nos dias 13 e 14 de novembro o Grupo chega ao município para uma Oficina e show gratuitos, durante a 32ª Festa do Queijo do Serro.
No dia 13 de novembro ocorrerá a Oficina no Museu Casa dos Ottoni, às 14h, e show no dia 14, na Praça João Pinheiro, às 21h.
O objetivo desse Projeto é enfatizar a figura feminina como guardiã de importantes elementos culturais, seus saberes, histórias, crendices, ensinamentos e costumes familiares.
Formado exclusivamente por mulheres da terceira idade, o Grupo completará, em dezembro, 22 anos de história. Além de projetos itinerantes, há uma intensa agenda de atividades na sede do Grupo, no bairro Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, por meio do Projeto Música que Transforma, com incentivo do Conselho Municipal do Idoso e da Prefeitura de Belo Horizonte. Esse projeto proporciona, gratuitamente, 18 oficinas direcionadas exclusivamente para o público idoso, sendo realizadas em ILPI's e Centros de Convivência para a terceira idade. E, ainda, com uma intensa agenda semanal em sua sede, com oficinas de bordado, aulas de viola, violão, percussão e canto, promovendo assim o fortalecimento e interatividade social para aqueles que participam das atividades.
Observamos que, em seus 22 anos de existência, o grupo Meninas de Sinhá, por meio desses projetos, conquistou um fortalecimento da própria entidade, onde seus frequentadores a enxergam como referência e apoio para a consolidação de vínculos, criação de oportunidades de renda, aprendizado, valorização de talentos e sociabilidade agradável para o público idoso de várias regiões.
O Grupo Meninas de Sinhá é, atualmente, referência nacional quando o assunto é transformação social por meio da cultura. E até no exterior já mostrou todo o seu potencial de transformação: é o único grupo brasileiro convidado a participar do Brave Festival, evento que reúne representantes da cultura popular do mundo inteiro, que acontece na Polônia, em duas edições: 2012 e 2018.