Carcassonne - Charmosa Vila Medieval Francesa


26.09.2018

Carcassonne, cidadela francesa na região de Languedoque-Rossilhão, é uma dessas joias raras do ambiente medieval europeu. A cidade, sobre uma colina, remonta aos Celtas, Galo romanos e Visigodos. Seu conjunto arquitetônico medieval está inscrito na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO e é um dos locais mais visitados na França. 

Quatro portas dão acesso ao interior da Carcassonne, uma em cada um dos pontos cardeais, construídas nos séculos IX e X, para defesa contra os ataques dos Sarracenos. A Porta Narbonnaise, com duas torres e um fosso com ponte levadiça é o principal acesso.A ponte velha (Pont Vieux), construída no século XIV, compõe o Caminho de Santiago.

Depois de passar por um fosso com ponte levadiça, chega-se ao pátio rodeado por edifícios construídos entre os séculos XII e XVIII. A melhor maneira de se ver a cidadela é passeando a pé, sem pressa.

O Castelo Condal de Carcassonne é uma fortaleza dentro da cidade, construído no século XII, como residência dos viscondes Trencavel de Carcassonne. O Castelo, com 9 torres, oferece, em algumas delas, o Lapidary Museum esculturas, na maior parte da Idade Média, feitas com materiais da região. Próximo à Puerta del Aude, fica a imponente Basílica deSaint-Nazaire, monumento nacional da França. Construída sobre uma antiga igreja visigoda em estilo românico, no século XI, ela foi consagrada pelo papa Urbano II. Chamam a atenção as gárgulas góticas, terríveis esculturas penduradas na fachada e o conjunto de janelas, considerado o mais belo no sul da França, que retratam cenas da vida de Cristo e dos Apóstolos. As ruas estreitas, praças isoladas, artesãos e pequenas lojas com produtos lindos e de qualidade, nem sempre baratos, valem o passeio e as pechinchas.

A cidade é animada dia e noite. Mas, para finalizar um dia intenso de prazer, acomode-se em um restaurante e peça um Cassoulet, delicioso guisado de coxa de pato confit, servido no pote de barro, com bacon e salsicha de Toulouse.

Em Carcassone confirmamos que a França tem muito mais do que a mundialmente consagrada capital: Paris!

Paulo Queiroga

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.