Santo Cônego Lafayette: 138 anos de nascimento do Servo de Deus Serrano
19.11.2024
No último dia 10 de novembro, celebrou-se o aniversário de 138 anos do nascimento de uma das figuras mais queridas e respeitadas do Serro: o Cônego Lafayette, carinhosamente lembrado como o “Santo Cônego.” Nascido em 1886, Lafayette dedicou sua vida ao sacerdócio, atuando com profunda devoção e cuidado espiritual na Paróquia de Santa Maria do Suaçuí-MG, onde serviu por 44 anos.
Ordenado sacerdote em 15 de abril de 1917, em Diamantina, o Cônego Lafayette logo se destacou por sua dedicação ao bem-estar espiritual e social dos fiéis, atuando com humildade e compaixão em cada ação. Seu falecimento em 21 de setembro de 1961 marcou o fim de uma vida de serviço, mas seu legado continua vivo.
Sua jornada de fé, marcada pela humildade e pelo amor ao próximo, lhe rendeu o reconhecimento como Servo de Deus, em um processo de beatificação em andamento no Vaticano.
Como parte da preservação de sua memória e em homenagem ao seu papel histórico, o casarão onde nasceu e viveu em Serro, foi totalmente restaurado e entregue à população em janeiro de 2024.
Agora, o local abriga o Museu Memorial Sacro, oferecendo aos visitantes um espaço para conhecer sobre a vida e o legado do Cônego Lafayette.
A restauração foi realizada pela Prefeitura Municipal de Serro em parceria com o Conselho Municipal de Patrimônio, com investimento de mais de R$ 1,5 milhão.
A memória do Cônego Lafayette, reconhecido por sua santidade e virtude, é uma fonte de inspiração para Serro e para todos aqueles que buscam um exemplo de vida dedicada ao amor e ao serviço ao próximo.