Era uma vez uma Pedra Negra Diamante


17.09.2024

O valor de uma cidade é definido pelo seu capital cultural, representado por seu povo. Entre os filhos ilustres e inesquecíveis de Conceição do Mato Dentro, destaca-se a Família Safe.

No dia 10 de agosto, a juíza Diva Dorothy Safe de A. Carneiro, filha do médico Jorge de V. Safe e Diva Dayrel da C. Safe e esposa do médico Dr. Sylvio A. Carneiro, reuniu filhos, netos, familiares e amigos para uma confratenização.

Desembargadora do TRT/MG, Dra. Maria Cecília Alves Pinto e esposo, o psicólogo Olavo Morato

Entre os presentes, a Desembargadora do TRT/MG, Dra. Maria Cecilia Alves Pinto, acompanhada do esposo, o psicólogo Olavo Morato, que vieram à cidade para comemorar o aniversário da amiga de longa data e de anos na Magistratura. Maria Cecília e Olavo aguardavam, há tempo, a oportunidade de conhecer os Memoriais Chalé Vovô Miguelinho e, especialmente, o Espaço Dr. Jorge Vasconcelos Safe.

Havia, ainda, a curiosidade de, pela primeira vez, assistir ao batizado de uma pedra, algo inédito.

O Espaço Dr. Jorge V. Safe e o Memorial Vovô Miguelinho estão localizados na esquina da Rua Raul Soares com a Praça Dom Joaquim - histórica Pracinha, conhecida não só pelo Chafariz de 1822, obra do Mestre Serrano Caetano, como por ser cenário de inspiração para o poeta simbolista Alphonsus de Guimarães. Angustiado pela perda prematura da prima e noiva Constança, escreve um dos mais belos versos da Língua Portuguesa.

"Hão de chorar por ela os cinamomos/, murchando as flores, ao tombar do dia... A lua que lhe foi mãe carinhosa, que a viu nascer crescer, há de envolvê-la entre lírios e pétalas de rosa.”

Jornalista Mitsi Coutinho e o empresário Hely Lages

Para Dorothy, até as pedras falam e merecem homenagens. Hely Costa Lages e esposa, jornalista Mitsi Coutinho Lages, conceicionenses de raiz e coração, foram os padrinhos da cerimônia, representando a família Guerra Lages. O casal emocionou a aniversariante com uma mensagem especial: "Dorothy, diva da família conceicionense. Sua energia nos contaminou e nos proporcionou uma noite que ficará na memória e no coração de todos os presentes”.

Uma pedra característica da Fazenda Retiro da Cachoeira foi doada ao Memorial, levada pelas mãos do médico Dr. José Guerra Lages, simbolizando a amizade entre as famílias Guerra Lages e Safe.

Dorothy, emocionada, fala aos convidados:

"Essa pedra é mística, relicário de trabalho e beleza, guardiã de histórias. As águas que a banharam, mansas ou bravias, deram-lhe forma e ensinaram-lhe resistência”.

A pedra foi trazida para Conceição, aos dias 03 de julho de 2023, pelo Dr. José Guerra Lages, acompanhado do sobrinho Marcelo e do afilhado da aniversariante, Alexandre Guerra, e colocada entre antigas imagens de pedra sabão, de N. Sra. do Rosário e de São Benedito, no jardim entre os dois Memoriais.

Nas pedras da Fazenda Cachoeira, os filhos de Didina e Maurílio e transeuntes valiam-se do amparo das pedras, nelas se equilibrando ao atravessar o rio, carregando sacos de mantimentos e crianças nas costas.

Dra Simone Marques de Souza Safe e o pai Médico Jorge Safe Jr 

Essa pedra é mística, relicário de trabalho e beleza, guardiã de histórias. As águas que a banharam, mansas ou bravias, deram-lhe forma e ensinaram-lhe resistência.”

E a festa continua!

Dra. Simone Safe, filha do médico Jorge Júnior, recebe Placa de Homenagem das mãos da tia anfitriã, pela defesa de Tese de doutorado, intitulada "Por uma Rabat Biofílica".

Rabat é a capital de Marrocos, onde Dra. Simone estudou e trabalhou. A biofilia, na arquitetura, busca integrar a natureza - o verde - ao ambiente construído.

Dra Simone discursa: "Li, recentemente que sempre há, em uma família, uma pessoa que guarda e preserva a memória. Vejo isso na tia Dorothy! Nossa família é feita de poesia... Minha tese resgata nossas origens, despertando a alma através da natureza na cidade, promovendo o bem-estar, saúde e embelezamento".

Jorge Safe Jr, emocionado, lê poema de sua autoria em homenagem à filha Simone, destacando-se os versos: "Simone, minha filha,/ Capacidade, coragem, fé,/ rompe fronteiras, descobre mundos,/ culta, prudente, cheia de metas, parte do mundo, que arquitetas."

O irmão criminalista, Wagner Fernando, discursa emocionado. Wander Safe, economista, toca violão, canta e declama poemas de sua autoria, dedicados ao Pai Jorge Safe e à Terra de Conceição, sempre ao lado, a esposa Rita Maria.

A alegria continua com música dos profissionais Tiú (Olimpio) e Mel (Ademilson). Bandolim, violão, dança alegria e as velinhas são sopradas, bolo repartido, muitos drinques, enquanto o sereno cai suavemente... Inesquecível festa, registrada pela, sempre, preciosa arte de Sadi, ao fotografar a história da nossa terra...

Dois memoriais no antigo Casarão da Pracinha: Orgulho e Encantamento

Urgente a preservação da História, da cultura da terra, registrando versos, poemas, fatos e fotos.Dorothy cobre os muros do Casarão da Pracinha com painéis pintados pelas artistas Sandra Safe e Virgínia Ferreira (museu a céu aberto), ao mesmo tempo em que busca resguardar a história de Jorge Safe e Miguel Jorge Safe não só nos painéis dos muros e, principalmente, nos memoriais, que ela diz, sagrados.

Antes da Restauração
Antes da Restaurauração

Espaço Dr. Jorge Safe
Chalé vovô Miguelinho

Painéis pintados pelas artistas Sandra Safe e Virgínia Ferreira (“Museu a Céu Aberto”)
Painéis pintados pelas artistas Sandra Safe e Virgínia Ferreira (“Museu a Céu Aberto”)
Painéis pintados pelas artistas Sandra Safe e Virgínia Ferreira (“Museu a Céu Aberto”)
Painéis pintados pelas artistas Sandra Safe e Virgínia Ferreira (“Museu a Céu Aberto”)

Família Safe em Festa

Diva Dorothy sopra velinhas
Diva Dorothy sopra velinhas
Diva com os netos Miguel, Sarah e João
Filha Advogada e comunicóloga Luiza Andréa, genro o advogado tributarista Danilo Amaral e a neta Sarah
Filho Advogado Sylvio Augusto, Nora empresária Camila e os netos João e Miguel
Jorge e Sandra , Mitsi e Hely, Wander e Rita Maria, Diva Dorothy e Wagner Fernando

Jorge Safe

Jorge Safe, grandiosa existência, inesquecível história: médico do povo, fazendeiro, poeta, escritor, orador, Prefeito de Conceição, Deputado Estadual. 

Tão curta a vida (53 anos), mas... longa história, contada, cantada pelos filhos, venerada, ainda hoje, pelos pobres. Conhecido por seus atos médicos e de caridade, chegou a atravessar rio cheio a nado, para salvar mulher da roça em trabalho de parto (e era cardíaco!).

Miguel Jorge Safe

Miguel Jorge Safe chega ao Brasil aos 17 anos (fins do século XIX), sem falar uma palavra em português! Turco. mascate, lá vai ele na sua mula Roxinha, a perambular pelas estreitas e solitárias estradas da região, a vender quinquilharias e preciosas caxemiras trazidas do Rio de Janeiro! Correspondente das alunas do Colégio São Joaquim e dos alunos do Ginásio São Francisco, portas sempre abertas, recebia os pais dos alunos internos em sua casa na Pracinha! Compadre de todo mundo. Fundador da Banda Lyra da Paz de Conceição, em 1911 e, no mesmo ano, é condecorado com o honroso título: Capitão Miguel Jorge Safe, concedido pelo Presidente da República Hermes da Fonseca.


Ouvimos do então Juiz da "Comarca de Conceição", Dr. José Gonçalves de Rezende, inquilino da casa onde viveu Miguelinho e conhecendo o trabalho do médico Jorge Safe, exaltava:

Dois grandes homens: Miguelinho e Jorge Safe! Dois cometas luminosos que só passam de 100 em 100 anos!

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.