NOTÍCIAS > Saúde e Ciência
NOTÍCIAS > CIDADES > Serro
Carreta da saúde vai atender mulheres e crianças do Serro em iniciativa inédita
18.07.2024
A carreta realizará exames de mamografia, raio-x e atendimentos multiprofissionais, focados na educação, prevenção e identificação de casos de alta suspeição de câncer em crianças, adultos e idosos.
José Marcílio, o grande idealizador desse projeto, é nascido em Serro, sendo filho do Senhor Marcílio e Dona Lucinha, neto do Dr. Tolentino e fala um pouco da criação e da importância dessa carreta para o município. José Marcílio é presidente, fundador da Casa de Acolhida Padre Eustáquio - CAPE e edificou a obra sem nenhum recurso público.
“A CAPE acolhe hoje mais de 300 crianças com câncer em tratamento, em toda Minas Gerais e em vários estados do Brasil, atendendo também, crianças de três países, totalmente sem fins lucrativos. A CAPE dispõe de um prédio de 4 andares com acesso via escadas e elevador, portaria com estacionamento, recepção, refeitório, cozinha industrial, estoque, lavanderia industrial, brinquedoteca, biblioteca, capela, auditório para reuniões, palestras e treinamentos, sala de informática, sala de TV, lavanderia doméstica, área com playground, quartos com suítes. Visando sempre o bem-estar, acolhimento e comodidade.
Na Cape você conta com 31 quartos todos com suítes, sendo 01 deles exclusivo para transplantado, com capacidade diária para 60 crianças, adolescente e seus acompanhantes simultaneamente, todos os quartos são padronizados, sendo maioria para 02 crianças e seus acompanhantes e outros para 01 criança e seu acompanhante.
A CAPE conta com espaços para atendimento especializado das crianças e familiares, fisioterapia, sala de informática, refeitório, cozinha equipada, auditório, quartos com banheiros para receber os acolhidos. Toda a estrutura está organizada para transformar a casa mais humanizada e aconchegante, ofertando também tratamento psicológico para os pais e crianças, tratamento odontológico, de forma 100% gratuita. A CAPE conta ainda, com uma ampla estrutura com auditório, refeitório e brinquedoteca para as crianças passarem o tempo.
Buscando atender uma maior quantidade de pessoas, foi inaugurada a Carreta da Família – Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS, que vai percorrer diversas cidades do estado, com Serro entre elas, realizando exames de mamografia, raio-x e atendimentos multiprofissionais, com foco em educação, prevenção e identificação de casos de alta suspeição de câncer em crianças, adultos e idosos.
Os atendimentos deverão ser previamente agendados nos Postos de Saúde e Secretaria de Saúde em Serro. Só serão atendidas pessoas que tiverem seu agendamento confirmado.
O idealizador do projeto, José Marcílio, se emocionou ao lembrar de como surgiu a ideia da Carreta. Ele contou do sonho que teve com Padre Eustáquio pedindo que ele ajudasse as crianças com câncer e, para isso, não bastava somente abrir a Casa CAPE. “Eu precisava fazer mais, tinha que chegar nas crianças e famílias que moram no interior e que muitas vezes levam meses para chegar à capital e dar início ao tratamento contra o câncer”. José Marcílio aproveitou para agradecer a todos os profissionais e parceiros envolvidos no projeto.
A iniciativa em prol da saúde pública conta com a dedicação de profissionais de alta performance e uma extensa rede de parceiros, especialmente a CAPE, proprietária da Carreta da Família, adquirida através de investimentos próprios e do apoio dos Supermercados BH, cujas doações foram essenciais para tornar o projeto uma realidade. A Carreta tem, ainda, o apoio do TJMG e dos Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que juntos se dedicam às causas oncológicas e destinaram emendas parlamentares, tornando possível o custeio da Carreta.