NOTÍCIAS > Cidade
NOTÍCIAS > CIDADES > Alvorada de Minas
Alvorada de Minas 61 anos, uma joia encravada no caminho da Estrada Real
14.03.2024
Existe uma nova Alvorada nas Minas da Estrada Real. Pequenina, semente, cidade do interior de Minas, com sua gente simples, ordeira e trabalhadora.
Assim é Alvorada de Minas, cidade histórica que preserva suas belezas e suas nobrezas. Neste ano, a antiga Vila Santo Antônio do Rio do Peixe, ou simplesmente Rio do Peixe, segue sua origem minerária na região do Serro do Frio. Elevada a distrito em 1836 e depois a freguesia em 1841, Rio do Peixe foi progredindo lentamente e em 1962 foi emancipada, desmembrando-se do Serro.
Seu distrito histórico de Itapanhoacanga guarda uma preciosidade das tradições mineiras, a igrejinha consagrada a São José. A Igreja de São José, tombada pelo IPHAN, é um importante exemplar da arte barroca mineira. Sua construção se iniciou em 1746, havendo registros de reedificações em 1763 e 1771/1787, possuindo bela portada, altares com talhas e uma pintura de lindos painéis no forro com os dizeres: “No ano de 1787, pintou esta pintura Manoel Antônio da Fonseca, por mandado do Capitão José Pereira Bonjardim, que por sua devoção deu as tintas”.
Itapanhoacanga foi um antigo pouso da Estrada Real, que ligava o Serro Frio a Ouro Preto, passando por onde hoje se encontra a rua principal do distrito. Por lá transitaram governadores, tropas, garimpeiros e tropeiros, além de viajantes como John Mawe, em 1808, e Saint-Hilaire, em 1816, entre vários outros pesquisadores.
Foi no distrito de Itapanhoacanga que se encontrava um dos mais ricos garimpos de ouro do Serro Frio.
Assim como nos séculos XVIII e XIX, a região de Alvorada de Minas volta a ser o centro de extrativismo mineral em pleno século XXI, com a exploração de jazidas de minério de ferro da Anglo American. A jazida se estende desde o distrito de São Sebastião do Bonsucesso, em Conceição do Mato Dentro, até os limites do Serro.
Hoje, Alvorada de Minas é uma típica cidade mineira, que canta sua história e preserva suas raízes, que sabe receber e acolher o novo amigo. Alvora é assim desde muitos e muitos anos.
E para resgatar e contar um pouco dessa história, vamos relembrar, reviver e festejar junto com toda Alvorada de Minas no aniversário de seus 61 anos de emancipação política, fazendo sempre a diferença na vida e na alma de seu povo!