Editorial: Junho, mês das boas tradições mineiras
18.06.2018
Junho / 2018
As festas juninas começam a movimentar as cidades mineiras, trazendo os gostos e sabores da nossa mineiridade mais profunda. É tempo de reviver as tradições guardadas por esse povo que vive entre montanhas, guardado por Deus.
Nessa parte histórica e privilegiada de Minas, junho tem sentido especial, pois as tradições voltam a ganhar as ruas e o coração da família mineira. É tempo de festejar.
Do Serro vem a grandeza da mais que tradicional Festa do Rosário, com aquele mar de gente descendo em ondas pelas ruas e ladeiras, um espetáculo à parte. De Conceição vem o Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos, que neste ano chega a sua ducentésima trigésima primeira edição, recebendo devotos, romeiros e cavaleiros do Brasil inteiro.
Nesta edição contamos um pouco dessa história. Contamos também a linda festa promovida pelas riquezas do Serro em plena Belo Horizonte, quando a Feira Aproxima levou para capital as tradicionais iguarias serranas, orgulho de todos os mineiros. Vale lembrar que até a nossa Congada do Mestre Dedeu se fez presente.
De Diamantina, reportamos as importantíssimas reformas dos casarões dos Orlandis, e da Rua Macau, além da pavimentação da antiga linha. Diamantina nos ensina a preservar sua história e seguir junto com o seu tempo.
Boa notícia vem também da cidade de Presidente Kubistchek, quando o presidente da Câmara Jairo Damas dos Santos informa que foi instituído no âmbito da Câmara Municipal o programa do CAC - Centro de Atendimento ao Cidadão - órgão que tem como objetivo implementar políticas de interesse local, voltadas para a mobilização, conscientização e orientação acerca do poder e processo legislativo. Isso vem dar maior visibilidade para a legislação municipal e uma maior segurança jurídica para toda a cidade.
Assim vamos seguindo, reportando os fatos de nosso tempo com seriedade, comprometimento e isenção.
Com votos de bons festejos a todos e uma boa leitura.