Entrevista comemorativa dos 100 anos de Sabinópolis com o prefeito Beto


Beto Mourão, prefeito de Sabinópolis

08.02.2024

Prefeito Beto, quais momentos o senhor acha que foram os mais importantes, significativos e marcantes na história de Sabinópolis nesses últimos 100 anos?

Nossa história é muito rica. Na verdade, se inicia no Brasil Colônia - antes de 1822, portanto há mais de 200 anos. Penso que o mais importante são os personagens que nasceram aqui, como o próprio Sabino Barroso, que dá nome a nossa cidade e que foi político de projeção nacional. Ainda na política tivemos prefeitos de grandes cidades, como Governador Valadares e Itabira.

E nos últimos quatro anos, quais momentos o senhor acha que já fazem parte da história de Sabinópolis?

Temos avanços gigantescos, como a implantação do Programa de Regularização Fundiária Urbana, maciços investimentos na acessibilidade e mobilidade urbana e inúmeros programas sociais. Redução de área de risco na periferia da cidade. Na educação, ampliamos o atendimento especialmente na pré-escola. Na saúde, vencemos a pandemia mundial de Covid–19.

Se estamos falando de passado, temos que falar do presente também. O que o senhor avalia ser o mais importante para Sabinópolis nos dias de hoje?

Penso que vivemos um novo tempo em Sabinópolis, em que a preservação ambiental, a transição energética e a educação, especialmente de nossos jovens, além do investimento e capacitação de nossa população, são temas fundamentais. O esforço para a construção de uma sociedade mais justa socialmente, menos desigual, com oportunidades para todos, deve prevalecer e guiar os passos de Sabinópolis nos próximos anos.

Bom, falamos até agora do passado e do presente e só está faltando o futuro. Como o senhor vê Sabinópolis no futuro? Que futuro nos espera?

Devemos buscar sempre uma sociedade em que o conhecimento e a tecnologia sejam priorizados. A sustentabilidade ambiental dos meios de produção não pode ser negligenciada. Enfim, queremos uma Sabinópolis produzindo, sobretudo, um material humano de qualidade e um lugar cada vez melhor para se viver.

Este é um ano eleitoral. Quais são os grandes desafios políticos, sociais e administrativos que Sabinópolis pode ter nos próximos quatro anos?

O planeta está caminhando rumo a um futuro incerto. Temos ameaças climáticas, sociais, principalmente nas relações humanas. Tais ameaças são potencializadas pela tecnologia quando mal utilizadas. Devemos direcionar nossos esforços no sentido de reduzir desigualdades sociais e formação de pessoas mais conscientes nesse sentido.

 

Sabinópolis é feita de pessoas, na verdade, uma grande família. O que o senhor acha de mais importante nessa imensa família sabinopolense?

A tolerância é uma grande qualidade de nossa grande família. Nos momentos mais críticos existem situações de rupturas que normalmente são superadas. Sabinópolis se destaca regionalmente pelo sentimento de pertencimento, de orgulho de nossa cidade, de ser sabinopolense. Este sentimento nos une! Este sentimento nos faz superar limites passageiros e seguir em frente, sempre.

Sabinópolis faz na verdade um século de emancipação administrativa. O que a cidade e a região podem esperar de eventos comemorativos para os próximos meses? Teremos algumas surpresas?

Teremos vários eventos até o centenário e também após a data. Entregaremos para nossa comunidade até 24 de fevereiro obras muito importantes, como a reestruturação do Parque de Exposição, com um novo centro de capacitação para toda a comunidade rural. Vamos inaugurar uma nova sede do SAAE e pós-centenário também entregaremos outras importantes obras, como o nosso campo de futebol.

Diante de tantas notícias boas, queria pedir ao senhor para nos deixar uma mensagem de esperança para todos os sabinopolenses leitores do Vila do Príncipe...

Eu acredito muito no potencial de cada sabinopolense, cada jovem, cada estudante, cada trabalhador de nossa cidade. Continuem atuando fortemente em suas áreas que nós, poder público, estaremos cada vez mais focados em desenvolver as potencialidades de todos.

Whats-App-Image-2024-02-02-at-16-38-32 Whats-App-Image-2024-02-02-at-16-39-53 Whats-App-Image-2024-02-02-at-16-40-13 Whats-App-Image-2024-02-02-at-16-49-14
Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.