Sabinópolis: Um século de orgulho de Ser!


08.02.2024

Sabinópolis completa 100 anos de emancipação política. E muitos são os eventos preparados e programados para comemorar um século de liberdade administrativa do antigo arraial de São José das Correntes

Com orgulho de ser Sabinópolis, a cidade se vê em um momento de desenvolvimento e muito progresso. Prova disso são as obras entregues e as programadas para os próximos meses, como o Campo de Futebol e o Parque de Exposição. 

Olhando para sua história, Sabinópolis encontra no distante ano de 1822 o seu primeiro Capelão, o padre Bento de Araújo Abreu, irmão de Visconde de Itajubá, que foi casado com a Princesa Walmira, sobrinha de Guilherme I, Imperador da Alemanha.

Em 1891, torna-se distrito de Serro, com o nome de São Sebastião dos Correntes, emancipando-se em 1923, com a criação do município de Sabinópolis. O nome escolhido foi em homenagem ao douto Sabino Barroso, ilustre filho do distrito, que foi deputado constituinte de 1891 e presidente da Câmara dos Deputados.

A instalação do município ocorreu no dia 24 de janeiro de 1924, composto pelos distritos de São José dos Paulistas, Quilombo e Euxenita.

Hoje, um século depois, Sabinópolis revive, homenageia e reconta a sua história, com eventos comemorativos de seus 100 anos de emancipação política. E quem conta um pouco dessa história e das programações do primeiro centenário de Sabinópolis é o prefeito Carlos Roberto Barroso Mourão, ou simplesmente, prefeito Beto.

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.