Prefeito de Serro assina o Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2024
19.09.2023
A Lei Orçamentária é um dos mais importantes instrumentos de planejamento da gestão, acompanhado do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Anualmente, a Administração Municipal necessita de realizar a previsão das receitas e gastos para o ano subsequente, de forma a planejar para onde os recursos municipais serão destinados, de acordo com as receitas arrecadadas.
O Orçamento para o ano de 2024 prevê uma receita de R$ 115.490.665,73 e despesas do mesmo valor, o que corresponde a aproximadamente 35.8%, comparando ao valor do ano de 2023, e supera a soma dos orçamentos dos anos de 2021 e 2022 somados.
As receitas estimadas levaram em consideração recursos próprios, convênios, Termos de Compromissos, dentre transferências específicas para as Secretarias Municipais.
O Planejamento para execução das atividades da gestão para o ano de 2024 foi coordenado pela Secretaria Municipal de Administração, Fazenda e Planejamento e pela Coordenadoria de Orçamento e assessorado pela Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município e pela ADPM, empresa que presta Assessoria Contábil no Município.
Foram mais de três meses de reuniões com todas as secretarias, para planejar as atividades do próximo ano.
Presentes no momento da assinatura estavam o secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, Ruidiely Figueiredo e a coordenadora de Orçamento, Indianara Chaves.
Segundo o prefeito Nondas, o município tem se desenvolvido muito economicamente. “Nossa principal receita continua sendo o Fundo de Participação dos Municípios, contudo, temos conseguido realizar convênios com empresas e diversos órgãos dos governos estadual e federal, o que fez com que nossa receita crescesse muito e, assim, conseguimos investir mais no nosso município. O Planejamento nos possibilita executar as atividades previstas e atender da melhor forma possível os anseios da população, para utilizar da melhor maneira os recursos públicos, buscando efetivar direitos, seguindo os princípios da boa administração pública”, ressaltou o prefeito.