Celebração do maior produto serrano tem recorde de público e sucesso com programação diversificada
19.09.2023
37ª Festa do Queijo
A 37ª Festa do Queijo do Serro vem com o propósito de valorizar o queijo enquanto produto, valorizando também a contribuição e o respeito à cultura e a tradição da produção do Queijo Minas Artesanal do Serro.
A iguaria serrana apresenta condições singulares que fazem de seu queijo um produto diferenciado e especial, em que os modos peculiares de fazer os queijos, presentes na região há mais de trezentos anos, são uma tradição que vem sendo transmitida através das gerações. Seu modo de fazer é registrado como Patrimônio Imaterial do Brasil, de Minas e do Serro.
Durante quatro dias, com rica programação, a Festa do Queijo atraiu moradores e visitantes para o Parque de Exposições Jairo Magalhães.
Um dos destaques de 2023 foi o “4º Concurso Popular Queijos Artesanais do Serro”, realizado no dia primeiro de setembro.
Concorrendo, estiveram 52 produtores e 64 queijos de 10 municípios: Serro, Serra Azul de Minas, Alvorada de Minas, Santo Antônio do Itambé, Matelândia, Sabinópolis, Dom Joaquim, Paulistas e Conceição do Mato Dentro.
Os queijos foram numerados, divididos em quatro categorias e expostos, cabendo ao cidadão degustar e votar no queijo de sua preferência. Após a contagem dos votos, houve a divulgação dos ganhadores do Troféu do Evento em um Coquetel de confraternização.
Conheça os campeões
Categoria Queijo Fresco
- 3º lugar - Queijo 360 - 134 Pontos - Produtor Gilberto Alexandre Ferreira Caldas - Fazenda Ouro Fino - Santo Antônio do Itambé
- 2º lugar - Queijo 390 - 136 Pontos - Produtor José Célio Clementino - Serro - Fazenda Santa Isabel
- 1º lugar - Queijo 290 - 141 Pontos - Produtor Jean Cláudio de Cirqueira- Sitio Cedro Grota do Coqueiro Sabinópolis
Categoria Casca Florida
- 3º lugar - Queijo 500 - 266 pontos - Produtor Ivacy Pires do Santos - Fazenda Serra do Quilombo - Sabinópolis.
- 2º lugar – Queijo 515 - 331 pontos - Produtor Adilson Cirino de Carvalho - Fazenda Bom Sucesso- Serro MG.
- 1º lugar – Queijo- 510- 372 Pontos- Produtor João Evangelista de Pinho Marques – Fazenda das Moças Turva Grande – Materlândia.
Categoria Queijo Casca Lavada 3
- 3º lugar - Queijo 220 - 142 pontos – Produtor Aleandra Moreira dos Santos Costa - Fazenda São Jose do Campo Alto - Serro.
- 2º lugar - Queijo 210 - 181 pontos - Produtor José Célio Clementino - Fazenda Santa Isabel - Serro MG.
- 1º lugar - Queijo 190 - 265 pontos - Produtor Lúcio Rodrigues Pereira - Fazenda Furtado - Alvorada de Minas.
Categoria Queijo Registrados no IMA
- 3º lugar - Queijo N° 15 - 86 pontos - Produtor João Magno Pimenta - Fazenda São Sebastião - Alvorada de Minas.
- 2º lugar - Queijo N°10 - 160 pontos - Produtor Guilherme Acácio Brandão Simões - Fazenda Santo Antônio - Alvorada de Minas.
- 1º lugar - Queijo N° 115 - 191 pontos - Produtor Ernane Ferreira do Carmo - Fazenda Ouro Fino - Serro Minas Gerais.
Além dos ganhadores do Concurso, o Coquetel trouxe a entrega da Comenda “Guardiões do Queijo”, que é entregue a personalidades que contribuem para a preservação e perpetuação do Queijo da Região do Serro.
Em 2023 os agraciados foram:
- Indicação da Prefeitura Municipal de Serro: Thales Almeida Pereira Fernandes, Secretário de Estado de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais
- Indicação da APAQS: Corina Maria Rodrigues Moreira - Superintendência do IPHAN-MG
- Indicação do Núcleo de Criadores Melhoradores de Bovinos de Serro e Região: Bento José da Silva (In Memorian)
- Indicação da EMATER: Cayle José Martins
- Indicação da CooperSerro: Alcebíades Augusto Nunes
- Indicação do Sindicato dos Produtores Rurais de Serro: Rômulo Sabarense da Costa
Fernando Magno comandou a noite musical após as homenagens e premiação.
No domingo, dia três de setembro, resgatando as memórias ancestrais e a tradição das tropas que atravessavam o Brasil, Os Tropeiros do Queijo apresentaram uma cavalgada memorável.
A valorização dos muares e de sua montaria, aliada ao acorde perfeito entre Queijo e Viola, fez reviver os tempos antigos, onde a simplicidade e a tradição caminhavam lado a lado.
A jornada passou por diversos cantos da nossa bela cidade transportando os presentes numa viagem no tempo com personagens importantes da história de nossa cidade e região.
A tropeada culminou no coração pulsante de Serro: nosso centro histórico, onde a historiadora Zara Simões rememorou esse capítulo importantíssimo da história serrana: o tropeirismo na região do Serro.
Após, o Padre Nereu, que também fez parte da tropeada, abençoou os presentes em um momento de muita fé e emoção.
No Cozinha Show, os Chefs serranos Igor Anaxagoras e Maria Garcia trouxeram duas receitas, utilizando o Queijo do Serro como ingrediente: um delicioso Pudim de Queijo ou “Queijão”, com Maria Garcia e um Aligot, com Queijo da Região do Serro Meia Cura, regado a Caramelo de Café, com o Chef Igor Anaxagoras.
Soma-se a programação o Concurso Cultural de Fotografia, Desenho e Redação que trouxe a temática do queijo para as escolas serranas.
Foram 3 mil reais em prêmios destinados ao primeiro lugar de cada categoria. O recurso utilizado para o pagamento é do Fundo Municipal de Turismo, FUMTUR.
O concurso premiou um desenho dentre os feitos pelos alunos do 1º ao 5º ano; uma fotografia dentre as produzidas pelos alunos do 6º ao 9º ano; e uma redação dentre as produzidas pelos alunos do Ensino Médio, tendo como ganhadores dos prêmios individual de mil reais:
- REDAÇÃO - 1° lugar
Aluna: Julia Nunes Pimenta
Mãe: Renata de Almeida Nunes.
Escola: Instituto Educacional Nossa Senhora da Conceição. - FOTOGRAFIA - 1° lugar
Aluno: Davi Marcus Martins Goldino
Mãe: Renata Fábio Galdino
Escola: Instituto Educacional Nossa Senhora da Conceição. - DESENHO - 1° LUGAR:
Aluna: Giovanna Temponi Coelho
Mãe: Déborah Temponi Coelho
Escola: Instituto Educacional Nossa Senhora da Conceição.
A 37ª Festa do Queijo trouxe ainda, pelo segundo ano, o Concurso da Rainha do Queijo. Em 2023, foram 12 candidatas esbanjando beleza e carisma.
As candidatas participantes representaram os municípios de Serro, Rio Vermelho, Alvorada de Minas, Santo Antônio do Itambé, Sabinópolis e Serra Azul de Minas.
A Eleição da Rainha do Queijo aconteceu após desfilarem pelas ruas serranas e na passarela do Parque de Exposições, onde foram recebidas e aplaudidas pelo público presente.
Após decisão do corpo de jurados, a serrana Júlia Ribeiro Silva, de 20 anos, foi eleita a Rainha do Queijo 2023 e ficou com o prêmio de R$ 1.000,00.
Na parte musical, os quatro dias de festa trouxeram artistas de renome nacional e regional, abarcando os mais diversos públicos, onde pela primeira vez na história da Festa, tivemos um dia com programação inteiramente gospel, onde além de pregadores locais, a Banda Boas Novas Music trouxe animação e muito louvor para os evangélicos.
Nos outros dias de Festa, a programação musical ficou a cargo dos Djs serranos Theu e Palmito, dos artistas serranos e regionais Huleyvison Costa, Alex e Banda, João Vittor e Daniel, Luma Kids, Fernandinho Nascimento e Dersinho e as Musas do Elas Cantam: Júnia Grécia, Ivanice Araújo, Carol Nascimento, Luana Maria e Eliane Silva.
Em termos de grandes artistas nacionais, a 37ª Festa do Queijo contou com a dupla Israel e Rodolfo, Cacau com Rapadura, Relber e Alan, Tykerê e sensacional dupla César Menotti e Fabiano.