PROGRAMA ESCOLAS QUE SE ABRAÇAM FORTALECE RELAÇÃO ENTRE BRASIL E ANGOLA


10.07.2023

As representantes do projeto Escolas que se Abraçam, Juliana Rajão, secretária Municipal de Educação de Conceição do Mato Dentro, e Rejani Cruz, coordenadora Pedagógica da mesma Secretaria, retornam ao Brasil, após agenda em Angola, a convite do país africano e celebram os ganhos do intercâmbio.

O objetivo da viagem foi estreitar ainda mais os laços com Angola, cuja parceria se iniciou em 2022. Foram sete dias de compromissos, entre eles, um encontro com a Excelentíssima Ministra da Educação de Angola, Sra. Luísa Maria Alves Grilo, visitas a escolas parceiras do Escolas que se Abraçam e reuniões com profissionais de ensino para partilha de experiências. Segundo a secretária Juliana, “os laços entre nós se apertaram ainda mais, sentimos a força da cooperação se manifestar a cada momento, é um encontro sensível entre escolas”.

A viagem também foi oportunidade de divulgar nas escolas angolanas o livro “Diálogos entre Oceanos”, produzido pelo programa, com conteúdos desenvolvidos por estudantes de Conceição do Mato Dentro, no Brasil, de Cacuaco, Luanda e Moçâmedes, em Angola, e de Maputo e Homoíne, em Moçambique. A partir de pequenos textos e imagens, é possível conhecer mais sobre a cultura escolar e a vida cotidiana nesses lugares, tudo isso por meio da escrita das crianças. “Os meninos ficaram muito felizes ao receberem os livros, eu vi o interesse deles em participar do programa”, relata Rejani.

O programa internacional Escolas que se Abraçam tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita poética para estudantes de escolas públicas em países falantes da língua portuguesa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.