PROGRAMA ESCOLAS QUE SE ABRAÇAM REALIZA VISITA EM ANGOLA
16.06.2023
Profissionais da Educação que participam do programa Escolas que se Abraçam estão em Luanda, capital angolana, para cumprimento de agenda de cooperação. O convite vem do Ministério da Educação de Angola como valorização das ações realizadas entre comunidades escolares de escolas públicas do país africano e brasileiras, com foco no município de Conceição do Mato Dentro.
Juliana Rajão, Secretária Municipal de Educação, e Rejani Cruz, Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do município, integram a comitiva brasileira. Em Angola, as profissionais participam de uma agenda intensa, que inclui reuniões com a equipe do Ministério da Educação, visitas a escolas parceiras, encontros com professoras e escritoras, além de distribuição dos exemplares do livro “Diálogos entre Oceanos”, composto por trabalhos de estudantes de Angola, Brasil e Moçambique.
A viagem é uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços com Angola, que foram oficialmente firmados no início de 2022 e que se fortalecem desde então. Destacamos os avanços resultantes dessa cooperação, liderada pela Secretaria Municipal de Educação, para o fortalecimento desta cooperação em território angolano.
Sobre o Escolas que se Abraçam
O programa internacional Escolas que se Abraçam tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita poética para estudantes de escolas públicas em países da comunidade lusófona. Sua primeira edição foi em 2019, quando se realizou uma troca de cartas entre os estudantes de Conceição do Mato Dentro (MG) e Óbidos, em Portugal. Os trabalhos continuaram mesmo durante a pandemia de Covid-19, com a participação de sete municípios de Portugal.
Em 2022, os governos de Angola e de Moçambique também se envolveram. Os principais produtos do programa são os livros, compostos pelos escritos e desenhos das próprias crianças participantes, e que depois de prontos são distribuídos para todas as comunidades escolares participantes. Já são atualmente quatro livros lançados.
O Escolas que se Abraçam está presente nas cidades brasileiras de Conceição do Mato Dentro (MG), Dom Joaquim (MG), Santos (SP) e Óbidos (PA). Atualmente, discute os detalhes para a adesão da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. No exterior, conta com atividades em Portugal, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.
É desenvolvido e financiado pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Mato Dentro e conta com a parceria de instituições das cidades e países participantes, como Ministérios de Educação, Prefeituras e Secretarias Municipais. É coordenado pelos escritores José Santos, Selma Maria e Alexandre de Sousa.
O Escolas que se Abraçam tem, ainda, a importante chancela da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Fonte: Prefeitura Municipal de Coceição do Mato Dentro