NOTÍCIAS > Cultura
NOTÍCIAS > CIDADES > Conceição do Mato Dentro
PROJETO IGUALDADE RACIAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO: VALORIZANDO A CULTURA E PROMOVENDO A DISCUSSÃO CRÍTICA SOBRE O TEMA
06.06.2023
A história de Conceição do Mato Dentro é permeada por uma história de uma luta racial da população negra, em que ao decorrer do tempo e com muitas dificuldades, foi conquistando seu espaço com grande importância na cultura do município.
A iniciativa surgiu a partir da inclusão da data no calendário escolar da rede estadual de ensino, por meio da Resolução SEE n 4.660/2021. Com isso, tornou-se fundamental mobilizar as escolas para construir um importante marco na luta contra a discriminação racial e pela promoção dos direitos da população negra. E pensando nisso, o Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial, da Secretaria Municipal de Cultura do Município de Conceição do Mato Dentro, estabeleceu uma parceria com o Núcleo de Acolhimento Educacional - NAE, da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. O objetivo foi possibilitar a discussão sobre o tema e valorizar a cultura étnico-racial da população negra do município nas escolas estaduais.
No dia 25 de maio, aconteceu o fechamento desse primeiro ciclo de ações, que contou com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, composta pela Secretária de Cultura e Patrimônio Histórico Silvana Lages, pelo Diretor de Cultura e Promoção da Igualdade Étnico Racial Daniel Ribeiro, pelo Diretor de Patrimônio Histórico Hailton Junior, pela Psicóloga do Núcleo de Acolhimento Educacional NAE Juliana Brêtas Campos, e pela Palestrante Adrielle Moreira. Além de professores, alunos e a diretora Rina da Consolação Carvalho Oliveira, da E.E. João Mariano Ribeiro, no distrito de São Sebastião do Bom Sucesso (Sapo).
Segundo Adrielle Moreira, agente cultural e palestrante participante, “o projeto foi fundamental para promover a igualdade racial nas escolas estaduais e combater a discriminação racial na sociedade. Encerramos o “Projeto Igualdade Racial” nas escolas estaduais, um tema que me atravessa, visto que não ser racista não é suficiente, precisamos ser antirracistas. Eu, mulher preta de pele clara, me coloco como canal de comunicação por todos que foram silenciados! É também sobre empoderar meninas e meninos há ocuparem espaços e lugares de representação e força. É contar a história de Dona Francisca com honra e respeito! Agradeço a oportunidade e parceria que mais uma vez confiou no meu trabalho e assim fizemos. Que ações como essa se façam cada vez mais presentes” declarou ela.
O projeto também incluiu a apresentação de amostras culturais, como a exposição fotográfica do Grupo Afro do Mato Dentro, a contação de histórias da população negra do município e a apresentação do Grupo de Capoeira do município.
Fonte: Prefeitura Municipal de Alvorada de Minas