Polícia Civil - Minas Gerais
22.02.2018
Desde o início de 2017, Conceição do Mato Dentro conta com novo Delegado de Polícia Civil. Dr Rodrigo Manhães é policial civil há 15 anos, tendo sido Inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro durante quase sete anos e há mais de oito atuando como Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais.
Durante o ano que passou, fazendo uma retrospectiva bastante positiva, Conceição do Mato Dentro experimentou uma verdadeira revolução no que diz respeito à segurança pública, saindo de um estado de reincidências criminosas para um de plena sensação de segurança por parte da população.
Para alcançar esta realidade, permitindo que a população de bem pudesse se sentir realmente segura, vários fatores foram determinantes.
De início, a visão de trabalho do Dr Rodrigo Manhães em priorizar uma investigação intensa que atacasse o tráfico de entorpecentes na região. Segundo o Delegado, “ao direcionar as investigações para o combate ao tráfico de entorpecentes, conseguimos, de imediato, dois resultados altamente positivos: acabamos ou, ao menos, diminuímos consideravelmente este mal que assola a nossa sociedade, ou seja, o tráfico de entorpecentes, e, ao mesmo tempo, atacamos, indiretamente, outros crimes que são, a ele, correlatos, como roubo, furto, homicídio,...”
Por outro lado, o investimento direcionado à segurança pública pelo Município de Conceição do Mato Dentro foi outro fator determinante para o alcance dos excelentes resultados obtidos durante o ano de 2017.
Com uma visão diferenciada, a atual administração de Conceição do Mato Dentro percebeu que investir em segurança pública significaria proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes. Alguém que se sente seguro vive melhor, trabalha melhor, se relaciona melhor em família, pois, qual o chefe de família que não se sente bem sabendo que vai trabalhar e sabe que sua esposa e filhos estão seguros, por saber que mora numa cidade segura?
Por conta desses fatores, não foi pouco o investimento da atual administração na segurança pública da cidade, numa verdadeira parceria com o Estado de Minas Gerais. Fruto dessa parceria foi, principalmente, a reforma do novo prédio da Delegacia de Polícia, que hoje, sem dúvida, está entre os mais avançados e bem estruturados do Estado.
E o que melhorou? Além da excelente estrutura física, a Delegacia de Polícia passou a fornecer Carteiras de Identidade de forma imediata. O que antes demorava dias, hoje o cidadão sai com sua Carteira na mão em, no máximo, trinta minutos. Além disto, a vistoria de veículos passou a ser realizada todos os dias e, em aproximadamente um mês, já estará pronto o pátio de vistoria, nas dependências da delegacia, totalmente novo, o que permitirá agilidade na prestação do serviço e segurança para o usuário. Este pátio também é uma obra financiada pela Administração Municipal, graças a um Convênio firmado com a Polícia Civil.
Na parte de apuração de crimes, as melhorias foram ainda mais significativas. Fazendo um comparativo entre os anos de 2016 e 2017, foram obtidos os seguintes resultados:
Investigações finalizadas com determinação de autoria e prisão de autores em Inquérito Policial e Flagrantes: aumento de 87%
Requerimento e cumprimento de Mandados de Prisão: aumento de 84%
Requerimento e cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão: aumento de 117%
A última atuação de enorme repercussão realizada pela Polícia Civil em Conceição do Mato Dentro e região foi a “Operação Boas Festas”, ocorrida no final de 2017, com a utilização de 135 policiais civis, 40 viaturas da polícia civil e cães farejadores, que resultou na prisão de cerca de 40 pessoas em Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Belo Horizonte, além da apreensão de grande quantidade de entorpecentes, armas e munições.