Sabinópolis, 94 anos de história


22.02.2018

Tudo começou por volta do ano de 1805, quando o casal de fazendeiros Joaquim José de Gouveia e Francisca Vitória de Almeida e Castro, naturais da cidade do Serro - antiga Vila do Príncipe, abastados e sem herdeiros, resolveram doar parte de suas terras às margens do rio Correntes para quem quisessem construir suas casas naquele recanto quase deserto.

O tempo foi passando, as famílias chegando, e o pequeno povoado passou a se chamar São Sebastião dos Correntes, homenagem ao rio onde tudo começou e o padroeiro dos desbravadores daquelas quase inóspitas paragens.

Em 1923, naquele local, foi criado o município de Sabinópolis, nome dado em homenagem ao doutor Sabino Barroso, ilustre filho do povoado que foi constituinte de 1891 e presidente da Câmara dos Deputados. A emancipação de Sabinópolis deu-se em 24 de fevereiro de 1924.

Passados 94 anos, Sabinópolis ainda guarda a mesma beleza da época da sua fundação, quando por lá passaram tropeiros, mineradores, mascastes e aventureiros vindos de diversas regiões do Estado e que por ela se encantaram, acabando por fixar residência. Quando a febre por pedras preciosas passou, tropeiros e mineradores continuaram na região e passaram a se dedicar à pecuária.

Hoje Sabinópolis tem aproximadamente 16 mil habitantes, espalhados em seus 849 Km² e quatro distritos, que fazem da cidade um lugar próspero e aprazível, muito bom para se viver.

Bens imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal, entre eles o prédio da Escola Municipal de 2º Grau e o Sobrado Barroso, residência onde nasceu o pai do famoso compositor Ari Barroso, fazem parte do rico acervo histórico de Sabinópolis.

Orgulho da população, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, que acontece no mês de agosto, a popular Festa de Agosto, como é conhecida, conta com o cortejo de reinado, caboclos, marujos, bumba-meu-boi e tococru, além de variados espetáculos e manifestações folclóricas em praça pública.

O ponto alto da festa é quando às 5h do sábado da Festa de Agosto, inicia-se o cortejo das bandas de música que percorrem as ruas da cidade tocando e acordando a população. É a "Alvorada", uma dentre as muitas tradições da Festa de Agosto, que ajuda a enfeitar e alegrar o amanhecer do dia festivo que cedo se inicia. Durante o cortejo, são prestadas homenagens a cada músico ausente. As bandas param por alguns segundos em frente à casa dos músicos ausentes, tocando somente seu respectivo instrumento, como lembrança. É sempre grande o público que acompanha a tradicional cortejo pela cidade, mantendo a cada ano viva a bela iniciativa que faz parte da vida da família sabinense. Ao fim do desfile e das homenagens, é servido entre os participantes o tradicional caldo, em um momento de descontração e confraternização.

No dia 24 de fevereiro, essa bela cidade comemora 94 anos de fundação. Nós do Jornal Vila do Príncipe damos os parabéns à Sabinópolis e ao seu povo ordeiro e hospitaleiro, orgulho de Minas e dos mineiros.

Marcelo Devanir - Jornalista

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/ e site da Pref. Mun. de Sabinópolis

Voltar
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.